Estado de Minas

Megafone do Estado de Minas transmitiu estreia brasileira em Copas do Mundo

Fundado em 1928, dois anos antes da Copa do Uruguai, EM transmitiu jogo do Brasil no Mundial por meio de um megafone em frente à sede do jornal


07/04/2018 08:00 - atualizado 09/07/2021 15:59

Em 1938, público ouvia os jogos pelo rádio em frente à Casa Paul J Christoph Co., na Rua Tupinambás (foto: Arquivo EM)
Em 1938, público ouvia os jogos pelo rádio em frente à Casa Paul J Christoph Co., na Rua Tupinambás (foto: Arquivo EM)

Com cerca de 7 milhões de habitantes, Minas Gerais era o estado mais populoso do país naquele julho de 1930, quando a bola rolou para a primeira edição da Copa do Mundo, em Montevidéu, no Uruguai. Dos 37 milhões de brasileiros, 70% viviam na zona rural. Belo Horizonte havia acabado de quebrar a barreira dos 100 mil habitantes e se preparava para uma década de importantes transformações, com o processo de verticalização da região central. Mesmo jovem e pacata, a capital mineira não escapou da euforia do primeiro Mundial, que reuniu 13 seleções no Uruguai – sendo sete sul-americanas.

O campeonato foi anunciado com entusiasmo na edição do Estado de Minas de 13/7/1930: “Inicia-se hoje, em Montevidéo, o Campeonato Mundial de Foot-Ball” dizia a manchete, rivalizando o espaço nobre da capa com a guerra ao cangaço no Nordeste e a viagem da então miss Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

Fundado dois anos antes, em 7/3/1928, o jornal dos Diários Associados trazia detalhes de como seria a cobertura da estreia do Brasil diante da Iugoslávia, no dia seguinte: dois placares seriam afixados em frente à redação, na Avenida João Pinheiro, e as informações passadas em tempo real com a “descripção minuciosa de todas as phases da lucta”.

Foi assim que, na tarde de segunda-feira, 14/7/1930, cerca de 3 mil pessoas se posicionaram em frente à sede do jornal para ouvir a estreia da Seleção Brasileira, que perdeu para os iugoslavos por 2 a 1, no Parque Central.

Capa do EM de 15/6/1930 mostrava público em frente ao jornal(foto: Reprodução)
Capa do EM de 15/6/1930 mostrava público em frente ao jornal (foto: Reprodução)

Naquela tarde, o Estado de Minas se tornava o primeiro jornal do estado a usar telefone para receber e transmitir informações. “Bello Horizonte teve hontem conhecimento de todas as peripécias do embate sensacional realizado em Montevidéo, a medida que as mesmas se desenrolavam, graças ao serviço de informações do Estado de Minas que esteve, toda a tarde, em communicação com a sua sucursal no Rio que, por sua vez, se estendia directamente com o estádio do Nacional, em Montevidéo, onde se realizou o grande jogo”, estampava a capa da edição de 15/7/1930.

Para que desse conta de repassar as informações recebidas por telefone, os jornalistas precisaram recorrer a um possante megafone para narrar os pormenores da partida. Ainda coube aos jornalistas desmentir um suposto segundo gol brasileiro, que chegou a ser anunciado pelos jornais do Rio, segundo o relato.
Mais de 3 mil pessoas se reuniram em frente à redação do EM para saber o placar da esteria no Uruguai(foto: Arte: Lelis)
Mais de 3 mil pessoas se reuniram em frente à redação do EM para saber o placar da esteria no Uruguai (foto: Arte: Lelis)

Formada por 23 jogadores do futebol carioca, mais o atacante Araken, que estava brigado com o Santos e jogou como atleta da CBD, o Brasil voltou do Uruguai com uma derrota e goleada sobre a Bolívia por 4 a 0, em jogo de eliminados que teve apenas 1,2 mil torcedores no Centenário. O médio Fausto, o Maravilha Negra, foi eleito para a Seleção da Copa, e Preguinho, atacante do Fluminense, foi artilheiro do Brasil, com três gols.


Publicidade