(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DA ARQUIBANCADA

A hora da Independência: América tem dois meses para salvar temporada

"Últimas vitórias contra paulistas no Brasileirão animam, mas o caminho é árido até evitar a queda, missão que não pode ficar para novembro"


07/09/2023 04:00
1175

Rodrigo Varanda comemora gol contra o Santos
Na última rodada do Brasileirão, o América venceu o Santos por 2 a 0, no Horto, deixando a torcida com mais esperança de o time sair do Z4 (foto: Mourão Panda / América)


Não dá para deixar para o final. A Série A termina no dia 03 de dezembro, mas o rebaixamento não pode ser resolvido no último jogo. Sabemos que a história mostra que isso não funciona e a bola sempre pune. Principalmente o América.

O Coelho começa a dar sinais de recuperação no campeonato, porém, o sinal amarelo já deve estar com cara de vermelho. Afinal, por mais que melhoremos, o péssimo primeiro turno nos obriga a comer muita poeira agora. Jogos duros virão. Derrotas inevitáveis também.

O que o América precisa é fazer de setembro e outubro os meses da virada. Deixar para correr atrás em novembro é tragédia anunciada.

Por mais que o momento nos dê esperança, a tabela mostra nossa extrema distância em descolar de forma consistente da zona de rebaixamento.

Há pouquíssimos candidatos à queda desta vez, considerando as campanhas de times grandes que voltaram, como Grêmio e Cruzeiro, que não vão cair. Bahia também indica que fica.

Além disso, temos o surpreendente Cuiabá, que inclusive é nosso próximo adversário na sexta-feira, contrariando as previsões de ir para a Série B e deixando o funil mais estreito.

Na paralela, o Vasco, que pegamos na sequência, é adversário mais direto. Se olharmos a tabela, é muito provável que América ou Vasco caiam. Um dos dois, quase garanto, deve descer.

Ainda é cedo para cravar nossa queda, mas, a partir de agora, cada jogo precisa ser visto sim como uma grande final. Nos jogos no Independência, a torcida precisa comparecer e apoiar. É melhor “desesperar” agora, fazendo promoções e chamando os torcedores, do que deixar para o último jogo.

Precisamos valorizar pontinhos preciosos fora de casa também. A luta não será fácil e, mesmo com bons resultados, sair de forma definitiva do Z4 será um processo árduo, um caminho que deve ser construído nestes dois meses, desde já.

O que o América não pode deixar acontecer é precisar de algum pontinho para a última rodada. Geralmente, quando é assim, o lobby da CBF, a arbitragem e as forças ocultas costumam nos boicotar. Aliás, muitas vezes, nós mesmos nos sabotamos, como já ocorreu em outras edições.

Se o Coelho quer jogar a Série A de 2024, e sabemos o tanto que isso influencia no orçamento e no projeto de expansão, precisamos agir agora, antes que seja tarde. A esperança continua sendo a última que morre. E o jogo só acaba quando termina. Avante, esquadrão!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)