(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 17/08/2019 04:00

O cônsul da Itália, Dario Savarese, na solenidade de entrega da Ordem da Estrela da Itália (Ordine Della Stella D'Italia) a José Eduardo Lima Pereira, na sede do consulado italiano, em BH (foto: Poliane Elizário/Divulgação)
O cônsul da Itália, Dario Savarese, na solenidade de entrega da Ordem da Estrela da Itália (Ordine Della Stella D'Italia) a José Eduardo Lima Pereira, na sede do consulado italiano, em BH (foto: Poliane Elizário/Divulgação)



José Eduardo
Ordem da Estrela da Itália

O advogado e executivo José Eduardo de Lima Pereira, que entrou para os quadros da Fiat desde que a empresa foi implantada em Minas Gerais, onde ocupou o cargo de diretor de relações institucionais para depois assumir a presidência da Casa Fiat de Cultura (cargo que exerceu por cerca de 14 anos), foi agraciado ontem pelo governo da Itália com a Ordem da Estrela (Ordine Della Stella D'Italia). A condecoração, concedida pelo presidente da República da Itália, contempla cidadãos estrangeiros que contribuíram na promoção efetiva das relações de amizade entre o Brasil e a Itália. A se destacar que este ano somente 35 pessoas em todo o mundo foram agraciadas com a honraria, sendo que José Eduardo é o único brasileiro do grupo. A entrega da Ordem da Estrela a José Eduardo ocorreu durante solenidade na sede do consulado da Itália em BH. Agraciamento feito pelo cônsul Dario Savarese, em ato aplaudido pela colônia ítalo-mineira, direção da Fiat, familiares, amigos e círculos sociais mineiros e nacionais.

Espaço Província
Papadopoulos/Santiago

Casamento em destaque na pauta de hoje, a se realizar no Espaço Província: o da designer de joias Janis Papadopoulos com Diogo Santiago, empresário do setor de aço e concreto (Grupo Santiago). Recepção para 300 convidados. A noiva, de origem grega, é filha da artista plástica Cremercina Papadopoulos e do empresário de pedras preciosas Panagiote Papadopoulos. Bufê do Club do Chef, comando dos chefs Battaglini e Yarochweski. Louças do bufê da joalheria dos Papadopoulos. Cacá Lanari fotografa. Vestido da noiva da Vivaz. Lua de mel na Itália: primo, Sardegna, secondo, Firenze, terzo, Venezia.

Lua de mel
Drummond/Oliveira

Um primor de lonjura e exotismo o roteiro da lua de mel dos noivos belo-horizontinos Fernanda Drummond e Igor de Oliveira, que hoje se casam em festa praiana a se realizar em Arraial D'Ajuda, no litoral da Bahia. Vale por uma volta ao mundo. Começa em Istambul, segue depois para Dubai, Tailândia, Cingapura e chega às Ilhas Maldivas, situadas no Pacífico, ao Sul do Ceilão. Longe que não é brincadeira.

Fundação Torino
Festa dos ex-alunos

A direção da Fundação Torino, a conhecida escola internacional de BH, referência no ensino do italiano, promove hoje em sua sede no Belvedere a festa anual de seus ex-alunos. Como funciona há 44 anos, consequência da implantação da Fiat em BH, espera reunir “ex-allievi” de todas as gerações, desde a inauguração, em 1975. Confraternização em grande estilo. Celebração das conquistas alcançadas. Às 15h.

Kadosh
Construção Saudável

A engenheira Adriana Bordalo, que comanda a construtora RKM, comemorando mais uma vitória de sua atuação à frente da empresa. A conquista do terceiro “Selo Casa Saudável” na categoria de Edificação. Antes, já tinha conseguido nas áreas de Projeto e Construção. A certificação, concedida pela entidade Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável), a primeira da América Latina, foi devida à construção do Residencial Kadosh, na região 
do Belvedere.

Betoneiras
Caminhões mais leves

A Aperam, nome atual da única siderúrgica da América Latina que produz aços inoxidáveis, fundada com o nome de Acesita, situada na cidade mineira de Timóteo, no Vale do Aço, acaba de lançar no mercado um novo tipo de aço inoxidável, mais leve, destinado principalmente à fabricação dos caminhões pesados chamados de betoneiras, que transportam cimento para a construção civil. Trata-se do Endur 300, de alta resistência, com espessura bem menor do que o aço comum. Um modelo do caminhão-betoneira ultraleve, à base do Endur 300, fabricado pela Volkswagen, foi apresentado no Concrete Show South America, feira da indústria do cimento, realizado esta semana, em São Paulo. Fez sucesso.

Radares móveis
Qual o tipo de indústria?

Leitor envia e-mail à coluna com comentários sobre a proibição do uso de radares móveis nas rodovias do país a fim de acabar com a chamada “indústria das multas”. Pergunta se na sequência os motoristas brasileiros, sem os malsinados radares, vão se comportar direitinho, dirigindo com cuidado e dentro da velocidade permitida ou se vão dar lugar ao aumento da chamada “indústria da morte”. Se depender de palpite da coluna, não há certeza alguma do bom comportamento dos motoristas, principalmente dos mineiros. Mesmo com os radares móveis funcionando, o Brasil é um dos campeões mundiais de acidentes rodoviários. Faça ideia sem os radares!

Tempo integral
Matemática e português

Tema polêmico. O Ministério da Educação proclama que quer mesmo ampliar o número de vagas para o ensino médio em tempo integral, medida do Compromisso Nacional pela Educação Básica. O total de matrículas no momento é de 230 mil, número baixo. O objetivo é aumentar em 500 mil as matrículas de novos alunos no sistema de tempo integral em 3.500 escolas do país. A ampliação destina-se a melhorar o aprendizado de matemática e português, matérias em que a rapaziada tupiniquim é um fracasso. Data vênia, a nota aqui vai porque mais da metade dos estudantes mineiros do ensino fundamental e médio está com aprendizado insuficiente em matemática e português. É um problema que existe há anos. A propósito, os seus garotos, caro leitor, como é que estão em matemática?

Decoração
Mais por menos

Vem aí mais um salão de decoração. Trata-se do já tradicional Morar mais por menos, que entra em sua 13ª edição. Este ano, o salão do “chique que cabe no bolso” será montado em um palacete na Cidade Jardim (Rua Conde de Linhares, 434). Abertura em 21 de agosto, quarta-feira. Encerramento em 22 de setembro. Salão diversificado: exibição de criações de 72 arquitetos e designers de interiores e exposição de trabalhos de 33 artistas plásticos. Tudo isso distribuído em 36 espaços. Detalhes extras: vai contar também com quatro espaços gourmets, salas para shows, DJs, oficinas, etc.

Pelo ar
Liderança em choque

A direção da Embraer, que desde maio último passou a ser controlada oficialmente pela Boeing, que detém 80% de suas ações, está observando com a devida atenção a disputa acirrada pelo primeiro lugar em venda de aviões comerciais de grande porte que está ocorrendo entre a Boeing e a Airbus, sua grande rival europeia. Ao que parece, a Airbus vai vencer a parada com folga. Até agora, já entregou 458 aviões a seus clientes, enquanto a Boeing só conseguiu entregar 258 aeronaves até julho. Por outro lado, a Embraer, em matéria de venda de aviões, vai muito bem, obrigado.


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)