(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MÁRIO FONTANA

Minas é modelo para associação capixaba de cidades históricas

No fim de semana, prefeitos de 15 municípios do Espírito Santo criaram entidade que cuidará desse rico patrimônio. Vila Velha, fundada em 1535, é uma das cidades mais antigas do Brasil


postado em 13/08/2019 04:00 / atualizado em 13/08/2019 17:13

A cirurgiã plástica mineira Cintia Mundin em congresso mundial de rejuvenescimento facial (foto: R.Moreno/Divulgação)
A cirurgiã plástica mineira Cintia Mundin em congresso mundial de rejuvenescimento facial (foto: R.Moreno/Divulgação)


CIDADES HISTÓRICAS
ENTIDADE CAPIXABA

A criação da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, em 2003, destinada a cuidar especificamente dos interesses e programas das antigas cidades do estado, principalmente da época do Brasil colônia, acabou servindo de modelo para que prefeitos do Espírito Santo fundassem a sua instituição. Sábado último, prefeitos de 15 municípios capixabas se reuniram em Vila Velha para fundar a Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo. O convidado especial foi o presidente da entidade mineira, José Fernando de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro. Na ocasião, o prefeito de Vila Velha, Max Filho, foi eleito presidente da associação capixaba. A propósito, Vila Velha é um dos cinco municípios mais antigos do Brasil. Foi fundado em 23 de maio de 1535 por dom Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo.

CIAAR
TRANSFERÊNCIA PARA LAGOA SANTA

Projeto lançado em 2008, a transferência completa do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar) do aeroporto da Pampulha para Lagoa Santa até o momento não foi concluída. O novo centro está em obras na vizinha cidade. Com isso, salvo engano da coluna, ainda não foi definido o destino final do enorme terreno de 258 mil metros quadrados ocupado pelo Ciaar atualmente. Houve várias sugestões para aproveitamento daquela área. Entre elas, a expansão do aeroporto da Pampulha, que tem no aumento de suas operações um constante motivo de conflitos envolvendo a transferência de voos de Confins para sua pista. Fala-se também que o terreno poderá ser utilizado para a construção de edifícios para órgãos federais sediados em BH, ou para prédios residenciais e comerciais. Outra destinação sugerida é a implantação de um parque de lazer, de jardins ou de um centro de recreação.

FESTA DO CONGADO
COM ZEZÉ MOTTA

A atriz Zezé Motta, que se tornou célebre ao interpretar Xica da Silva no filme de Cacá Diegues, é a convidada de honra do Festejo do Tambor Mineiro 2019, a se realizar no domingo, na Rua Ituiutaba, no Prado. Criado em 2002, é o maior evento em BH do congado mineiro (Guarda do Congo e Guarda de Moçambique), relembrando os antigos desfiles em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. A propósito, historiadores acham que a promoção de Maurício Tizumba deveria se chamar Festejo do Congado Mineiro, em vez de Tambor Mineiro. Nossos bravos congadeiros das irmandades do Rosário merecem a homenagem.

ATLÉTICO
PRESIDENTE DO CONSELHO

Retificação. Na nota da coluna sobre a eleição de novos conselheiros do Atlético, saiu foto apontando o advogado Castellar Guimarães como presidente do Conselho do Atlético, o que não procede. O presidente do Conselho Deliberativo do clube é o também renomado advogado Rodolfo Gropen.

EFEMÉRIDES
DE POETA A PINTORA

A data de hoje marca o 54º aniversário da morte do poeta modernista mineiro Murilo Mendes, em Lisboa. Nascido em Juiz de Fora, passou os últimos 24 anos de sua vida morando e produzindo poemas e textos na Europa. Seu surrealismo não foi bem compreendido no Brasil. Já a pintora mineira Ligia Clark, nascida em BH, mas que passou sua vida no Rio de Janeiro, começa a ganhar homenagens pelo centenário de seu nascimento, a ocorrer no ano que vem. Em 17 de setembro, será aberta no Studio OM. Art, em São Paulo, importante mostra de seus trabalhos da época neoconcreta.

DIA DO SOLTEIRO
QUEM DÁ PRESENTE?

Na China, o Dia do Solteiro existe há muito tempo e é um sucesso. A data oficial é 11 de novembro e rende bilhões para o comércio. No Brasil, o Dia do Solteiro, criado não se sabe quando, cai em 15 de agosto, quinta-feira. Aqui, dizem que a data serve para festejar a liberdade do solteiro – homens e mulheres –, embora se saiba que elas detestam o solteirismo. Quanto à ligação do comércio com o dia, a única que existe é que o solteiro tem de presentear a si mesmo. Aí então, parece que a liberdade é a única alegria da classe, embora tenha muito solteiro de rabo preso. No mais, cada um se diverte como pode. É ou não é?

RETORNO
RICARDO WAGNER

O pintor Ricardo Wagner, considerado um dos melhores retratistas de Minas Gerais (e também do país), havia encostado os pincéis devido à séria ameaça de envenenamento pelo chumbo das tintas. Após idas e vindas, ele comunicou à coluna que voltou a pintar. O tratamento cuidadoso e o longo período longe dos pincéis permitiram a volta. Montou seu ateliê no Vale do Sereno, no Belvedere. Brevemente, estará mostrando trabalhos recentes em uma galeria de BH. Dopo, em São Paulo.

JK
GRANDE PREFEITO

O ex-presidente Juscelino Kubitschek, de quando em vez tem sua trajetória relembrada 
em atos públicos. Recentemente, ocorreu em Brasília a solenidade de entrega do 10º Prêmio Sebrae. JK foi homenageado não como presidente da República, governador ou senador, mas como prefeito empreendedor. O foco foi a administração dele em Belo Horizonte, com sua obra na Pampulha reconhecida como patrimônio mundial da humanidade. Na solenidade, JK foi representado pela filha Maria Estela Kubitschek e por Serafim Jardim, presidente da Casa de Juscelino.

FIDEL
QUAL SERIA A HERANÇA?

Se Fidel Castro estivesse vivo, completaria hoje 93 anos – idade bem plausível para ele, pois pensava ser eterno. Morreu em 2016, com 90 anos. Já começa a ser esquecido. Até mesmo pelos fãs entusiastas. Viveu dos discursos raivosos que fazia contra o imperialismo americano. Quem visita Cuba fica impressionado com a falta de obras públicas que poderiam ter sido realizadas durante os mais de 50 anos de seu reinado. Cuba (se me permitem) é um negócio meio fracassado. Quem duvidar, é só visitar...

ODONTOLOGIA
USANDO A IMAGINAÇÃO

Dentista de BH criou um serviço sofisticado de atendimento de urgência destinado a socorrer, tanto em cima da hora quanto com certa antecedência, pessoas que necessitam de reparos dentários com rapidez e eficiência. O serviço estaria fazendo o maior sucesso. Por exemplo, noivas que precisam de um sorriso caprichado na hora do casório, pessoas de viagem marcada para o exterior, galãs com encontros românticos inesperados, atores, atrizes, debutantes, empresários e vítimas de acidentes dentários inesperados são socorridos de imediato. Serviços do gênero já existem. O que faltaria é capricho. Sorriso branco na hora.


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)