(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 11/08/2019 04:00


• No dia 18 de agosto de 1960 foi colocada pela primeira vez à venda legalmente nas farmácias dos Estados Unidos o contraceptivo oral Anovid-10, a primeira pílula anticoncepcional comercializada no mundo. Depois dela, o planeta não seria o mesmo. Nunca mais. Agora, no seu aniversário de 59 anos, ela não é mais novidade. Mas a população do mundo continua a crescer desbragadamente.

A magnífica tela Leitura da sentença de Tiradentes, transferida da Câmara Municipal de Ouro Preto para o Museu da Inconfidência, passará agora a fazer parte do acervo permanente do museu, nos seus 75 anos(foto: CMOP/Museu da Inconfidência/Divulgação)
A magnífica tela Leitura da sentença de Tiradentes, transferida da Câmara Municipal de Ouro Preto para o Museu da Inconfidência, passará agora a fazer parte do acervo permanente do museu, nos seus 75 anos (foto: CMOP/Museu da Inconfidência/Divulgação)


A leitura da sentença
Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência de Ouro Preto, um dos mais importantes museus históricos do país, completa hoje 75 anos de sua criação pelo presidente Getúlio Vargas. As comemorações de aniversário, como acentuou sua diretora, Margareth Monteiro, estão sendo feitas de maneira modesta, devido à completa falta de verbas para manutenção da instituição, registrada nos últimos tempos. O único destaque da programação foi a incorporação ao acervo do museu da tela Leitura da sentença de Tiradentes, de autoria do pintor carioca Leopoldino de Faria (1836-1911). O quadro mostra a cena da leitura da sentença de morte deTiradentes. No mais, país que não tem memória é dureza.

Futuro da agricultura
A expansão no Brasil

O mineiro Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura, o técnico que descobriu as potencialidades do Cerrado brasileiro para a agricultura, está agora apontando detalhes de uma futura expansão do campo agrícola do Brasil na qualidade de ser o único país do mundo com reais possibilidades de aumentar sua área agrícola. Sua afirmação veio à tona devido à declaração feita pelo Serviço de Pesquisas Econômicas da Secretaria de Agricultura dos Estados Unidos de que os mais importantes fornecedores de grãos do planeta, maiores celeiros mundiais de alimentos, os Estados Unidos, a União Europeia e a China, estão com seus espaços agrícolas praticamente esgotados. Não têm mais terras agrícolas disponíveis para expandirem suas plantações de trigo, milho, arroz algodão, soja, cevada e outros grãos, como também outros produtos. A Índia, que poderia rivalizar com o Brasil, tem sua expansão agrícola limitada a 6%, enquanto o Brasil poderá crescer em 21% ou mais a sua área agrícola até 2030.

• • •

Paulinelli cita vários recursos a serem utilizados pelo Brasil para expandir seu espaço agrícola e aumentar a produção de alimentos. Um deles será o crescimento da área plantada do país, que ainda tem, em tese, milhões de hectares que podem ser utilizados para a agricultura. Outros fatores que possibilitarão o crescimento da produção, tornando o país um centro mundial decisivo na exportação de alimentos, são: substituição de pastagens por áreas de lavoura, integração do sistema lavoura-pecuária, aumento da produtividade por hectare, uso de maior tecnologia nas áreas plantadas e aumento da irrigação. Exemplificando, a implantação de um sistema inteligente de irrigação poderá ser efetuada em pelo menos 61 milhões de hectares de lavouras plantadas, que poderão triplicar a sua produção, com três safras por ano. No entanto, alerta ele, como a agricultura depende da natureza, tudo deverá ser feito usando de maior respeito com os fatores naturais, sem destruir os anteparos de proteção natural dados ao solo e total consideração com os fatores climáticos. Além de considerar os sistemas de transportes das safras.

IHGMG
Novos integrantes

Acontecimento simpático que acabou integrando a programação do aniversário de 112 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (festejado ontem, no Automóvel Clube), foi a posse de dois novos integrantes da entidade, em solenidade presidida pelo desembargador Aluízio Quintão, na sede da Raul Soares. Os empossados foram o bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho, e o desembargador do Tribunal de Justiça, jurista Caetano Levi Lopes. Ambos são historiadores. A se notar que dom Barroso Filho ostenta garbosamente a idade de 91 primaveras.

Salada russa
Dança no Boulevard

A Praça de Eventos do Boulevard Shopping, nos dias 17 e 18, vai servir como um palco para um festival de dança, que não é bem um concurso de bailados, mas apresentará um agitado confronto de vários estilos dançantes, tais como balé clássico, dança cigana, indiana, flamenca, dança moderna e até mesmo dança de salão. Essa excitante mélange dançante terá a participação de trupes de várias escolas de dança de BH, um total de 30 grupos. Coordenação da academia de dança Harmonia.

Amigos do Baleia
Jantar dos 75 anos

Tereza Guimarães Paes, presidente da Fundação Benjamim Guimarães, que cuida do Hospital da Baleia, na semana entrante cuida dos dispositivos finais para o sucesso do 18º Jantar dos Amigos do Baleia, a tradicional promoção para angariar recursos para um dos mais antigos estabelecimentos hospitalares de BH, que está completando 75 anos. Festa no dia 22 de agosto, no amplo espaço do Mix Garden. Últimos convites individuais, a R$ 600, ainda à venda. Show a cargo do Jota Quest. Grande Bufê (incluído no convite) de Cristina Misk. Traje “en tenue de ville”.

Prefeitos do Futuro
Encontro em BH

Está sendo anunciado para o próximo dia 29 em BH o primeiro encontro Prefeitos do Futuro Minas Gerais, produção independente, que tem como objetivo reunir gestores e secretários municipais para debates sobre novas práticas de gestão, desempenho político e liderança. Entre os temas a serem focalizados estarão mobilidade urbana, cidades inteligentes, problemas do lixo, transparência, serviços de água e eletricidade. O local será o Hotel Max Savassi.

Patinetes
A quanto andamos?

Ao que parece, a esperada “febre de patinetes elétricas” no deslocamento individual de pessoas em Belo Horizonte até agora não aconteceu. Antes pelo contrário. Se não estamos enganados, em vez de crescer, tem diminuído de intensidade. Nos passeios já não há mais aquela preocupação constante dos pedestres em ser atropelados inesperadamente por um desses equipamentos de transporte ecologicamente corretos. Passada a novidade, o pessoal se acomodou. Pelo menos em BH. Há necessidade de uma pesquisa junto ao público e às empresas locadoras para saber o que está acontecendo.

11 de Agosto
Haja celebrações

Além de ser o Dia dos Pais, a data de hoje, 11 de agosto, é Dia do Advogado, Dia da Consciência Nacional, Dia da Televisão, Dia do Garçom, Dia do Estudante, Dia da Pintura e, last but not least, Dia do Pindura. Como se vê, uma data conivente com vários tipos de cidadania e das mazelas nacionais. Os advogados estão em alta; a consciência nacional anda atormentada com tanto escândalo de corrupção, má gestão, mau comportamento das elites; a televisão vai bem; os garçons continuam diligentes; os estudantes nem tanto; a pintura está estacionária, e a pindura é geral. Mais de 60% dos brasileiros estão endividados.As famílias idem. A inadimplência cresce e a nação estremece.

Festival
Canta Brasil 2019

Na próxima quarta-feira, 14 de agosto, terá inicio na estância de Caxambu o 19º Canta Brasil, um dos maiores festivais de canto coral do país. Contará com a participação de 50 corais vindos de vários estados. Há previsão de participação de corais estrangeiros, entre eles do Chile. O criador do evento, maestro José Henrique Martins, estará firme no comando da promoção, que será estendida à cidade vizinha de Baependi. Participarão corais das categorias infantil, juvenil e adulto, incluindo corais de música sacra, universitários e de grupo independentes. Abertura no centro de convenções do Hotel Glória e encerramento no domingo, 18 de agosto, no Parque das Águas de Caxambu. Turistas são esperados.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)