(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 26/07/2019 04:00



O governador Romeu Zema na exposição do cavalo manga-larga marchador, em BH, junto de um dos animais premiados (foto: ACCMM/Divulgação)
O governador Romeu Zema na exposição do cavalo manga-larga marchador, em BH, junto de um dos animais premiados (foto: ACCMM/Divulgação)


AMR
Aniversário de 55 anos

Amanhã, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) completa 55 anos de atuação no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade social moradoras de Belo Horizonte e 29 cidades da região metropolitana. Foi fundada em 1964 por Márcio de Lima Castro, especialista em medicina de reabilitação, com o apoio do empresário José Mendes Júnior, fundador da Construtora Mendes Júnior, grande benemérito da entidade. São 16 áreas de atendimento, entre elas ortopedia, fisioterapia, neuropediatria e fonoaudiologia.

• • •

A AMR oferece todo o suporte necessário ao tratamento de seus pacientes, como cadeiras de rodas, próteses e andadores, além de custear as cirurgias. Todo esse enorme atendimento é viabilizado por doações e pelo trabalho do corpo de voluntários da entidade.

ENERGIA SOLAR
E no inverno?

Informação a título de curiosidade. É crença geral que no inverno, quando as radiações solares são mais fracas, os sistemas de captação de energia solar por chapas fotovoltaicas perdem intensidade – conclusão, por sinal, muito lógica. No entanto, segundo o engenheiro Alcione Belache, presidente da Renovigi, a maior empresa do Brasil de painéis fotovoltaicos, tanto no inverno quanto no outono o sistema não é afetado de maneira drástica. Continua captando a radiação solar, embora ela se manifeste em menor intensidade. Já no caso da captação por meio do sistema de energia térmica, ou seja, por aquecimento solar direto, a queda é mais intensa, embora seja mantida certa reserva de energia. Tudo para fugir das altas tarifas de energia elétrica.

NEPOMUCENO
Ministro do Turismo

O ex-presidente do Atlético, ex-vereador e ex-secretário municipal em BH Daniel Nepomuceno, atual secretário-executivo do Ministério do Turismo, com o pedido de licença do titular, Marcelo Álvaro Antônio (que volta na segunda-feira), assumiu a pasta por pouco mais de uma semana. Portanto, os dados de seu curriculum vitae foram enriquecidos com mais um cargo de prestígio, mesmo que seja exercido interinamente. Nas funções de ministro, Daniel excursionou pelo Brasil, tendo feito, inclusive, uma visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

QUEM DIRIA!
Paris 40 graus

Rio 40 graus vá lá. Mas Paris 40 graus (ou mais) espanta a gente. No entanto, o calor danado que anda fazendo em grande parte da Europa serve para demonstrar que o estimado presidente Donald Trump não está muito certo ao afirmar que o aquecimento global não existe. Os países do centro europeu estão pegando fogo. Pois é. O processo pode servir de alerta para o Brasil, pois não há previsão 100% certa do que poderá ocorrer em nosso verão, tendo em vista que na Europa tem gente morrendo de calor. Com a palavra o serviço de meteorologia.

EVITA
O mito permanece

Completam-se hoje 67 anos da morte de Eva Peron, mulher do ditador Juan Peron, figuras públicas excepcionais da política argentina. Mesmo tendo desaparecido há vários anos, o casal continua a influenciar o cenário político do país. Os peronistas permanecem como a maior força eleitoral da Argentina. O que surpreende é a lembrança de Eva Peron – Santa Evita, “la madre de los descamisados” –, que morreu com apenas 33 anos, continuar fortíssima entre os trabalhadores.

DONA DALVA
Níver em Bariloche

A família Mendonça (Forno de Minas), que se encontra reunida em Bariloche, no Sul da Argentina, comemora hoje, no belo cenário da conhecida estação de inverno, o aniversário de sua matriarca, Dalva Mendonça, que está completando 77 anos. A informação é que na festa não faltarão os legítimos pães de queijo da empresa, levados até Bariloche em caixas térmicas.

26 DE JULHO
Vida longa

Os cubanos, queiram ou não, festejam hoje os 66 anos do início do movimento de 26 de julho de 1953, o chamado Assalto ao Quartel de Moncada, que acabou levando ao poder as forças socialistas de Fidel Castro, que permanecem até hoje no controle de Cuba. Atualmente, é o regime político de maior tempo de duração no poder no mundo. E ninguém sabe até quando vai durar, pois o atual presidente do país é o comunista Miguel Díaz-Canel, que entrou no lugar do renunciante Raúl Castro, que continua secretário-geral do Partido Comunista.

UNA
Patrono

O conhecido engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer e ex-ministro da Infraestrutura, foi escolhido como patrono dos cursos de engenharia do Centro Universitário UNA. Ex-presidente da Petrobras e da Varig, ligado também à educação universitária, ele se tornou figura de destaque na engenharia aeronáutica brasileira, símbolo do empreendedorismo e inovação. Sob sua chancela estão sete modalidades de engenharia nas unidades da UNA em Minas Gerais e Goiás: engenharia de produção, química, civil, mecânica, computação, elétrica e de controle e automação.

UNESCO
Rumo à Alemanha

O executivo mineiro Wilson Melo Lima Júnior, após 10 anos em Brasília, onde atuou no escritório brasileiro das Nações Unidas, no Itamaraty e na Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde foi responsável por projetos educacionais para empresas brasileiras e governos da África e América Latina, está de mudança para a Alemanha, onde vai prestar serviços para a Unesco. Foi contratado para organizar projetos de integração de centros de formação profissionais da Europa, Ásia e África com processos de inovação industriais.

EMPRESAS
Abertura em 24 horas

Ontem, na solenidade de inauguração da nova sede da Junta Comercial de São Paulo, o governador João Doria anunciou que o prazo para abertura de firmas no estado será de apenas 24 horas. Para arrematar, afirmou que, em 2020, ele será reduzido para três horas. Aí é que a coisa apertou para as juntas comerciais dos demais estados, pois muitas levam três meses (ou mais) para abrir uma firma. Em Minas Gerais, esse prazo é de nove dias.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)