(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Álvaro Apocalypse, criador do Grupo Giramundo, ganha homenagem na França

Pajé, um dos bonecos da companhia de teatro de bonecos, faz parte de exposição que vai circular pela Europa até 2021


postado em 27/07/2019 04:00 / atualizado em 26/07/2019 16:01




Pajé, boneco preferido de Álvaro Apocalypse, representa o Brasil em exposição internacional (foto: Arquivo Giramundo)
Pajé, boneco preferido de Álvaro Apocalypse, representa o Brasil em exposição internacional (foto: Arquivo Giramundo)

ÁLVARO APOCALYPSE
AO MESTRE COM CARINHO

Um dos nomes mais importantes do teatro de bonecos no mundo, o mineiro Álvaro Apocalypse vai ganhar homenagem especial da Union Internationale de la Marionnette, em novembro, na França. “É o maior reconhecimento no teatro de bonecos. Ficamos muito felizes pela lembrança ao Giramundo”, comemorou Beatriz Apocalypse, uma das filhas de Álvaro, que deve ir à cidade de Charleville-Mézières receber a homenagem. Na sede do maior festival mundial do gênero, Álvaro sempre foi reconhecido como um dos talentos dessa arte. O Giramundo já esteve por lá ministrando cursos e oficinas, além de apresentar os espetáculos Orixás (2001), Le journal (1997) e Giz (1988).

***

O Giramundo foi convidado a participar da exposição que marca os 90 anos da Unima, que fica em cartaz até setembro em Charleville-Mézières, e segue para Moscou em outubro. Até 2021, a mostra vai passar pela Espanha, Itália, Bélgica e Portugal. O Pajé, criação para o espetáculo Cobra norato (1979), já está na Europa.

***

Beatriz conta que foi difícil a escolha do Pajé, entre centenas de bonecos criados pelo grupo mineiro. “Era o que papai mais gostava de manipular. A construção dele era muito bem elaborada. Foi a melhor escolha para representar o Giramundo, o papai e o Brasil.”

MENU
NOVIDADE GASTRONÔMICA

O chef Renato Quintino assina a curadoria do Sargas Restaurante, que está em obras. O espaço, que funciona no Hotel Mercure, em Lourdes, será reaberto em setembro. Foram reformulados o cardápio e a estrutura da casa.

TÔ DE GRAÇA
HUMOR EM CENA

Graça, catadora de latinhas que enfrenta as dificuldades da vida com bom humor, sai da telinha para o palco. Rodrigo Sant'Anna, que interpreta a personagem na série Tô de graça (Multishow), vai desembarcar em 3 e 4 de agosto, no Teatro Sesiminas, com a peça homônima. No elenco estão Isabelle Marques (Briti), Andy Gercker (Maico) e Evelyn Castro (Marraia) – todos do elenco da série de TV.

DOSTOIÉVSKI
NOVA VERSÃO NO CCBB

A montagem de Nastácia, que tem estreia nacional em 9 de agosto no CCBB-BH, vai unir a diretora Miwa Yanagizawa e Pedro Brício aos atores Flávia Pyramo, Chico Pelúcio e Odilon Esteves, além do estilista Ronaldo Fraga, autor da instalação com videoarte de Cao Guimarães. Fraga é responsável pelo figurino e a direção de arte do espetáculo. Em 22 de agosto, Paulo Bezerra, principal tradutor brasileiro de clássicos da literatura russa, faz palestra sobre a obra de Dostoiévski.





*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)