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Estado de Minas MERCADO S/A

Real continua quebrando recordes negativos e avança no ranking

Dólar alto beneficia os exportadores, mas ele também aumenta consideravelmente os custos de produção entre os que têm despesas atreladas ao dinheiro dos EUA


18/03/2021 04:00 - atualizado 18/03/2021 07:20

Apenas este ano, a divisa americana ficou 7,1% mas valorizada frente o real, que é a quinta no ranking das mais desvalorizadas(foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas 2/6/17)
Apenas este ano, a divisa americana ficou 7,1% mas valorizada frente o real, que é a quinta no ranking das mais desvalorizadas (foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas 2/6/17)

Depois de ocupar o sexto lugar no ranking mundial das moedas mais desvalorizadas em 2020, o real dá prosseguimento à sua sina negativa. Segundo estudo da consultoria Austin Rating, o dinheiro brasileiro agora subiu para o quinto lugar entre aqueles de pior desempenho no planeta.

Em 2021, a divisa do país caiu 7% na comparação com o dólar, perdendo apenas para as moedas do Sudão (tombo de 85,3%), Líbia (70%), Venezuela (40,4%) e Argentina (7,7%).

Sob diversos aspectos, trata-se de um resultado vergonhoso. Basta dar uma espiada nas nações que rivalizam com o Brasil no lamentável ranking –  todas são conhecidas pelos graves problemas estruturais – para entender o tamanho da encrenca.

Ok, o dólar alto beneficia os exportadores, mas ele também aumenta consideravelmente os custos de produção entre os que têm despesas atreladas ao dinheiro dos Estados Unidos. Em outras palavras: o dólar para cima quase sempre aumenta a inflação, e esse é um risco que ameaça a claudicante economia brasileira.
 

Apps de delivery socorrem restaurantes

(foto: Rappi/Divulgação)
(foto: Rappi/Divulgação)

As empresas de delivery lançaram uma série de iniciativas para socorrer os restaurantes. A principal delas é a concessão de empréstimos. No Rappi, a ideia é liberar R$ 100 milhões, embora as condições não tenham sido reveladas. Já o iFood aposta na redução das taxas de comissão para os restaurantes parceiros de 23% para 18%. A situação é crítica. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 300 mil estabelecimentos fecharam desde o início da pandemia e outros 40 mil estão ameaçados.
 

O inaceitável e perigoso negacionismo


Apesar do caos na saúde, o negacionismo continua a cegar muita gente. Ontem, um grupo de WhatsApp formado por empresários debatia se “os números da pandemia não eram exagerados”. Apesar de a maioria admitir a gravidade da situação, alguns participantes permaneciam céticos. O surpreendente é que, neste caso, o negacionismo partiu de pessoas supostamente esclarecidas – o que só reforça como o fanatismo político é perigoso. A tragédia brasileira está aí, quer os cegos de espírito admitam ou não.
 
 

Telegram cresce, mas dívidas também


Na nova era tecnológica, o sucesso vem rápido, mas os problemas também. Criado em 2013, o serviço russo de mensagens instantâneas Telegram, principal rival do WhatsApp, soma 550 milhões de usuários. A continuar no ritmo atual de expansão, eles serão 1 bilhão até o final de 2022. É de imaginar, portanto, que o Telegram seja uma máquina de fazer dinheiro. Longe disso. O aplicativo acumula dívidas de US$ 700 milhões, e elas vencem em abril. Se não encontrar uma solução, a empresa corre sérios riscos.

1 milhão

de veículos elétricos deverão ser vendidos pela Volkswagen até o final do ano, de acordo com o plano de metas estabelecido pela empresa. A montadora alemã quer liderar o segmento até 2025, superando a americana Tesla
 
 
 

RAPIDINHAS


» O Sebrae realizou uma pesquisa com 6.228 pequenos empreendedores para dimensionar as dificuldades enfrentadas na pandemia. Não está fácil para ninguém. Segundo o estudo, 57% dos entrevistados sentem muita dificuldade para manter as suas operações e 65% afirmaram que as vendas em 2020 foram menores do que em 2019.

» A Kinto Share, empresa de compartilhamento e aluguel de carros da Toyota, colhe bons resultados no Brasil. Desde a estreia no país, em novembro passado, o serviço incorporou 20 mil usuários, 38% acima da meta estabelecida pela empresa. Uma das estratégias da Kinto é a oferta de carros híbridos.

» A Oi Soluções, provedora de soluções de TI da Oi para o mercado corporativo, criou o serviço Facilities Eficiência Energética, que otimiza o consumo de energia. Segundo a empresa, outra vantagem da iniciativa é a possibilidade de ações corretivas para evitar que os parceiros tenham consumo excedente aos seus contratos.

» A pandemia acelerou a demanda por apostas on-line. Atualmente, existem 2,8 mil sites ativos – alguns cresceram de forma explosiva. A empresa sueca Betsson registrou, em 2020, aumento de 24% em sua receita global, o que se deve em boa parte às receitas provenientes de apostas. No Brasil, a empresa lançou o “Betsson FC”, voltado para o futebol.

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

''A preocupação é que, se algo acontecer, você pode não ser atendido. Então, de fato, agora dá medo. É uma situação triste e dramática''

Marcelo Marangon, presidente do Citigroup no Brasil, sobre a situação da pandemia no país



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