Barragem de mineradora em Minas Gerais tem nível de emergência encerrado
Estrutura de contenção de rejeitos em Itabirito, na Região Central de Minas, recebe Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva
compartilhe
SIGA
A mineradora Vale informou que a barragem Maravilhas II, localizada na Mina do Pico, em Itabirito, na Região Central de Minas, teve o nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na última sexta-feira (9/1). A estrutura, que estava em nível 1, recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, documento técnico que atesta a segurança da barragem.
- ‘Mulas de água’: CEO de mineradora causa revolta ao falar de mineiros
- Rompimento de Mariana: mineradora é responsabilizada pela Justiça inglesa
De acordo com a Vale, o encerramento do nível de emergência é resultado das obras de reforço concluídas em outubro de 2025. A mineradora afirma que as intervenções aprimoraram as condições de estabilidade do barramento e o deixaram em conformidade com os requisitos normativos previstos na legislação.
Leia Mais
Ainda segundo informações divulgadas pela Vale, a barragem Maravilhas II é a 23ª barragem de rejeitos da empresa a sair do nível de emergência desde 2022. Desse total, cinco estruturas tiveram o nível encerrado em Minas Gerais ao longo de 2025.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
"Hoje, todas as nossas estruturas de rejeitos estão aderentes ao Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos (GISTM), referência internacional em boas práticas. Além disso, continuaremos avançando, neste ano, no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante", diz Rafael Bittar, vice-presidente técnico da Vale.