(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente do STF diz que Judiciário precisa de uma 'transformação'

Em aula inaugural na PUC Minas, Cármen Lúcia citou o excesso de recursos como um obstáculo para a Justiça


postado em 20/03/2017 14:07

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira que o Poder Judiciário precisa passar por uma “transformação” para conseguir atender às demandas da sociedade.


Em aula inaugural da Faculdade Mineira de Direito, na PUC Minas, a ministra comentou as dificuldades em dar celeridade aos processos e citou o excesso de recursos como um obstáculo para a Justiça.

Ela avaliou que poucos dos políticos com foro privilegiado envolvidos na Operação Lava-Jato tiveram denúncias oferecidas, uma vez que os processos estão em fase de investigação.

“(Processos da Lava-Jato) Não foram julgados porque sequer foram oferecidas denúncias. São pouquíssimas denúncias oferecidas. Portanto, o que vem para o Judiciário são os pedidos de autorização para se investigar. É isso que o procurador-geral da República, doutor Janot, fez nesta fase”, explicou Cármen Lúcia, ao ser questionada sobre o motivo de todos os 47 políticos da primeira lista de Rodrigo Janot, divulgada há dois anos, ainda não terem sido julgados no Supremo.

A ministra foi recebida por um grupo de 30 manifestantes na porta da universidade. Eles levaram faixas e cartazes criticando a atuação do tribunal no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Em sua aula, Cármen Lúcia falou sobre o protesto, ressaltando que em uma democracia são normais e positivas as críticas e divergências de pensamento.

“Antes as pessoas tinham até medo de ficar diante de um juiz. Hoje, na entrada da PUC tinha várias pessoas gritando 'Ministra, evite a pizza!', 'Ministra, acreditamos que a senhora não vai participar disso …'. E considero que isso faz parte da democracia. É direito das pessoas reclamar e reivindicar”, disse a ministra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)