(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação na Praça da Liberdade defende a manutenção da Operação Lava-Jato

Manifestantes começaram a se reunir a partir das 10h na Praça da Liberdade tendo como principal bandeira a continuidade da Operação Lava-Jato


postado em 04/12/2016 10:56 / atualizado em 04/12/2016 13:44


Milhares de manifestantes participam de ato em defesa da Operação Lava-Jato na manhã deste domingo na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital. Segundo os organizadores do Movimento Vem para Rua, em torno de 15 mil pessoas participaram do ato em BH. A Polícia Militar informou que não vai divulgar estimativa.

Com bandeiras pedindo a continuidade das investigações e a aprovação das 10 medidas elaboradas pelo Ministério Público contra a corrupção, as pessoas se vestem com camisas do Brasil ou camisas verde e amarelas. A parte central da práça já está tomada. Representantes do Movimento Vem Pra Rua pedem uma pressão sobre o Congresso para que as medidas do pacote sejam aprovadas.

Protesto a favor da Lava-Jato homenageia Chapecoense


(foto: Ana Carolina Claro)
(foto: Ana Carolina Claro)

O advogado Eduardo Cordeiro Lopes, 56 anos, se fantasiou de Sérgio Moro e trouxe uma Constituição. "O que fazemos na rua hoje é defender nossa Constituição. Seu artigo 37 prevê a moralidade dos ocupantes de cargos públicos, seja no município, estados ou união. Moro tem defendido esse artigo com muita garra. É motivo de orgulho e deveria ser exemplo", diz o advogado, que é requisitado para fotos.

Em nome da
Em nome da "defesa da Constituição", o advogado Eduardo Cordeiro Lopes se fantasiou de Sérgio Moro (foto: Ramon Lisboa)

Foi montado um "varal da vergonha" com fotos dos deputados estaduais que já anunciaram que vão votar pelo arquivamento da ação contra o governador Pimentel, que está sendo muito atacado no ato.



Um
Um "mural da vergonha" foi montado com fotos dos deputados estaduais que anunciaram que vão votar pelo arquivamento da ação contra o governador Pimentel (foto: Ramon Lisboa)

"Esse é nosso recado, apartidário e geral para a classe política. Eles não acompanham o momento do país, que exige ética e moralidade de quem serve a população. Aos poucos vamos mudar a cultura dos nossos representantes", diz o engenheiro Alexandre Cardoso, 44 anos.

Para o engenheiro Alexandre Cardoso, à esquerda, a classe política não acompanha o momento do país(foto: Ramon Lisboa)
Para o engenheiro Alexandre Cardoso, à esquerda, a classe política não acompanha o momento do país (foto: Ramon Lisboa)

Um varal com fotos do deputado Rogério Correia e do governador Pimentel sujos de lama foi montado na praça.

Em outro varal, fotos do deputado Rogério Correia e do governador Pimentel sujos de lama(foto: Ramon Lisboa)
Em outro varal, fotos do deputado Rogério Correia e do governador Pimentel sujos de lama (foto: Ramon Lisboa)

O servidor público Paulo Figueiredo, 55 anos, trouxe um boneco do "Super Moro": "Já que os parlamentares estão com medo das investigações e farão de tudo para atrapalhar o andamento da Lava-jato, cabe ao povo agir nas ruas para que a operação continue. Vamos defender a Constituição para que os corruptos sejam punidos", diz.

O servidor público Paulo Figueiredo trouxe um boneco do
O servidor público Paulo Figueiredo trouxe um boneco do "Super Moro" e garante que os parlamentares estão com medo das investigações (foto: Ramon Lisboa)

"O Congresso tenta intimidar os procuradores e juízes da mesma forma que aconteceu na Itália. Se deixarmos isso acontecer, vamos ter mais um caso de impunidade", diz Daniela Oliveira Cavalieri, 37, citando a Operaçao "Mãos Limpas".

Para Daniela Oliveira Cavalieri o Congresso quer intimidar os procuradores e juízes (foto: Ramon Lisboa)
Para Daniela Oliveira Cavalieri o Congresso quer intimidar os procuradores e juízes (foto: Ramon Lisboa)

Anna Maria, de 80 anos, se recupera de cirurgia, mas participa de mais um ato contra a corrupção: "Venho em todos os protesto desde o ano passado. Tenho vergonha de ver tanta gente corrupta levar o dinheiro do povo. É triste e revoltante", diz Anna.


(foto: Ramon Lisboa)
(foto: Ramon Lisboa)

Entenda o protesto

Na madrugada de quarta-feira, os deputados federais desfiguraram o pacote de leis de combate à corrupção apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF). Os parlamentares incluíram uma emenda no texto que possibilita a punição de magistrados e integrantes do MP por crime de abuso de autoridade e retiraram outros itens do pacote, suprimindo ações que endureciam a legislação e simplificariam a tramitação processual em casos de desvios de verbas públicas.

Os procuradores que fazem parte da força-tarefa da Lava-Jato reagiram no mesmo dia e dispararam contra a Câmara. Os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos dos Santos Lima chegaram a dizer que, “caso a proposta de intimidação de juízes e procuradores se tornasse lei”, eles renunciariam coletivamente às investigações e abandonariam a operação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)