(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Levantamento mostra que 91,5% das prefeituras em MG têm gestão fiscal difícil ou crítica

Os números foram apresentados em trabalho realizado pela Federal das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)


postado em 28/07/2016 19:23 / atualizado em 28/07/2016 19:27

A administração da carga tributária feita pela maioria dos prefeitos em cidades de Minas Gerais é difícil ou crítica. Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan mostra que 91,5% das prefeituras mineiras está nessa situação. A capital, que em 2015 havia sido considerada com boa gestão fiscal, teve redução em três dos cinco indicadores e passou a ter “dificuldades”. “Belo Horizonte arrecada aproximadamente 50% de suas receitas, mas, ainda assim, termina o ano com mais restos a pagar do que recursos em caixa”, apontou a Firjan.

Dos 853 municípios do estado, apenas 681 foram analisados, os outros, segundo a entidade, não tinham seus balanços anuais disponíveis no dia 12 de julho. Segundo a Firjan, a maioria dos municípios de Minas apresentou gestão fiscal com desempenho abaixo dos resultados nacionais.

No quesito que analisa se as administrações municipais estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar restos a pagar acumulados no ano, Minas foi o estado com mais notas zero. Ao todo, 283 municípios – que corresponde a 41,6% -, tiveram essa pontuação. Belo Horizonte vem recebendo nota zero nesse item desde 2006, quando a série foi inaugurada.

No ranking de Minas Gerais, os municípios mais bem avaliados são Alvorada de Minas, seguida de Santa Luzia, Ouro Fino, Extrema, Oliveira, Pitangui, Uberlândia, São José da Barra, Tiradentes e Barão de Cocais.

Segundo a Firjan, Alvorada de Minas teve bom desempenho, principalmente por causa da nota máxima no índice de investimento, liquidez e custo da dívida.

A Firjan analisa como critérios para o ranking os gastos com pessoal, investimentos, liquidez, e custo de vida, que corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)