(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSDB e PSB mantêm distância na disputa pela Prefeitura de BH

Apesar de uma longa negociação, PSB e tucanos não conseguem chegar a nome de consenso para a sucessão de Marcio Lacerda e caminham para disputar a prefeitura de BH como adversários


postado em 28/06/2016 06:00 / atualizado em 28/06/2016 07:48

Executivas do PSDB reafirmaram nessa segunda-feira (27)em João Leite como candidato, enquanto no PSB de Lacerda o nome de Paulo Brant é dado como certo (foto: Marcos Vieira e Jair Amaral/EM/D.A Press)
Executivas do PSDB reafirmaram nessa segunda-feira (27)em João Leite como candidato, enquanto no PSB de Lacerda o nome de Paulo Brant é dado como certo (foto: Marcos Vieira e Jair Amaral/EM/D.A Press)

Tucanos e socialistas caminham para um distanciamento irreversível nas eleições à Prefeitura de Belo Horizonte. Enquanto por um lado o prefeito Marcio Lacerda confirma em eventos públicos o empresário Paulo Brant para encabeçar a chapa do PSB à sua sucessão; por outro, o PSDB reafirmou nessa segunda-feira (27), em reunião das executivas municipal e estadual a candidatura do deputado estadual João Leite. Outros nomes da base do governo municipal colocados mantêm a disposição de concorrer, o que sinaliza para um cenário com pelo menos sete candidaturas do grupo de aliados que em 2012 apoiaram a reeleição do prefeito: além de João Leite e Paulo Brant, o vice Délio Malheiros (PSD), os deputados federais Eros Biondini (PROS) e Marcelo Álvaro Antônio (PR), o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) e o ex-presidente do Atlético Mineiro Alexandre Kalil (PHS).

Depois que o ex-governador e senador Antonio Anastasia (PSDB) – único nome considerado que unificaria o PSDB e o PSB – descartou a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda e os tucanos já se sentaram várias vezes na tentativa de costurar um acordo. Com base em pesquisas de opinião, Lacerda se firmou em um perfil mais técnico do que político. Apesar da dificuldade de consenso, o grupo político formado pelo PP, PTB, DEM e PPS ainda tenta a unidade. “O prefeito optou por trilhar um caminho mais solitário, acreditando que o candidato deva ser técnico, rico, empresário ligado à Fiemg. Mas para estar na vida pública tem de ser uma pessoa ética, atuante em defesa dos mais pobres, empreendedora e capaz de agregar”, afirma Dinis Pinheiro (PP), ex-presidente da Assembleia Legislativa. Um dos mais ativos do grupo em busca de consenso, Dinis ironiza: “A tese do técnico é simplista. Vamos lembrar que Paulo Roberto Costa, Renato Duque e outros são técnicos. Por que não João Leite, Délio Malheiros, Biondini, Marcelo Álvaro Antônio, Alexandre Kalil ou Sargento Rodrigues? Há outros deputados comprometidos, como Paulo Lamac, por quê não?”.

Os tucanos deram mais um passo nessa segunda-feira (27) para reafirmar a candidatura de João Leite. As bancadas estadual, federal e executivas do partido confirmaram a candidatura própria. “Todos foram unânimes. Mas estamos construindo a chapa e as alianças. O vice não foi definido”, afirmou o presidente estadual do PSDB, deputado federal Domingos Sávio. Para João Leite, as conversas para alianças vão prosseguir. “Estamos abertos ao diálogo com o PSB e todos os aliados. Gostaríamos muito de repetir a aliança com Lacerda”, sustenta João Leite. Também trabalhando para tornar-se uma possibilidade de união entre PSDB e PSB, o vice Délio Malheiros assinala: “Não é possível que uma aliança que deu certo termine por problemas menores. Continuo a conversa com o PSDB, o G4 formado pelo PP, PTB, DEM e PPS, com o PSDB e também com o prefeito”. Hoje, Malheiros irá reunir-se com Dinis Pinheiro, o ex-governador Alberto Pinto Coelho, Dilzon Melles do PTB e Juarez Amorim do PPS.

Do outro lado, Marcio Lacerda segue reafirmando Paulo Brant. Depois de ter se reunido com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves e outros interlocutores do PSDB, o prefeito assiste ao curso dos acontecimentos na muda. Os seus interlocutores mais próximos lembram que só um fato novo – ou seja – um nome capaz de agradar aos dois lados, mudaria o curso do afastamento. Só que este nome ainda não nasceu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)