(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Transparência Internacional oferece apoio a Moro na Operação Lava-Jato

O presidente da organização que atua no combate à corrupção no mundo vai tratar da colaboração de órgãos de fiscalização para investigar crimes no exterior


postado em 27/06/2016 10:59 / atualizado em 27/06/2016 12:40

Moro será o primeiro a receber o presidente da Transparência Internacional no Brasil(foto: Alex Silva)
Moro será o primeiro a receber o presidente da Transparência Internacional no Brasil (foto: Alex Silva)
No Brasil para uma série de reuniões, o presidente da Transparência Internacional (TI), José Carlos Ugaz, se encontrou na manhã desta segunda-feira com o juiz Sérgio Moro em Curitiba (PR) e terá conversa com integrantes da força-tarefa Lava-Jato. O objetivo da organização dedicada à luta contra a corrupção no mundo é conhecer de perto as ações que desmontaram um esquema de pagamento de propina na Petrobras, maior estatal brasileira, e tratar da internacionalização da investigação.

Depois de deixar o encontro com Moro, Ugaz disse estar muito interessado no que está se passando no Brasil. Na viagem, o dirigente quer informar sobre a abertura de uma representação da TI no Brasil e falar sobre a atuação conjunta de órgãos de fiscalização de diversos países para investigar e processar também os crimes cometidos no exterior pelas empresas do cartel da Petrobras.

Para ele, o Brasil tem obrigação de punir os envolvidos nos crimes da Lava-Jato também por atos praticados no exterior, especialmente porque alguns destes países têm um sistema fraco de combate à corrupção.

Ugaz também vai apresentar uma proposta de combate à corrupção no país, sugerindo a criação de um sistema nacional anticorrupção.

Além de visitar Moro, o presidente da TI vai à redação da Gazeta do Povo em apoio a jornalistas que estão sofrendo o chamado assédio judicial. O jornal e cinco funcionários vêm sendo alvo de dezenas de processos movidos por juízes e promotores por causa de uma série de reportagens publicadas em fevereiro sobre os rendimentos de juízes e promotores.

Na quarta-feira, José Ugaz também terá reuniões no Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da República e Câmara dos Deputados. No Rio de Janeiro ele participará de um evento sobre o projeto da a Transparência Internacional de instalar no país um Centro de Conhecimento Anticorrupção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)