(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Janot pede prisão domiciliar e tornozeleira para José Sarney

O pedido do procurador-geral da República se justifica pela idade avançada do ex-presidente José Sarney


postado em 07/06/2016 09:09 / atualizado em 07/06/2016 09:29

Ex-presidente José Sarney(foto: Lia de Paula/Agência Senado )
Ex-presidente José Sarney (foto: Lia de Paula/Agência Senado )
Os pedidos de prisões do procurador-geral da República feitas há pelo menos uma semana faz uma diferenciação no caso do ex-presidente José Sarney (PMDB/AP) - Sarney é maranhense de nascimento mas se elegeu senador pelo Amapá após deixar a Presidência da República. Em função da idade avançada, 86 anos, Janot pediu ao Supremo Tribunal Federal que o ex-presidente, que ocupou o cargo entre 1985 e 1989, tivesse prisão domiciliar e, para tanto, seria monitorado por tornozeleira eletrônica.

A tornozeleira eletrônica é um equipamento um pouco mais grosso do que um celular e tem peso aproximado 128 gramas. Coberta pela calça, a tornozeleira não chama a atenção, mas tem o poder de seguir cada passo do preso. Isso porque a tecnologia inclui um GPS para determinar a localização por satélite e um modem para transmissão de dados por sinal de celular. Todas as informações são passadas, em tempo real, para uma central de monitoramento que pode estar em qualquer lugar.

Gravação


Em conversa gravada, o ex-presidente José Sarney prometeu ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, ajuda para que não tivesse a investigação contra ele na Operação Lava-Jato transferida para a jurisprudência do juiz Sérgio Moro, em Curtiba, no Paraná.

Nas mesmas gravações, Sarney também diz que uma possível delação premiada da Odebrecht na Operação Lava-Jato seria “uma metralhadora de (calibre) ponto 100”. O peemedebista também deu a entender que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) seria atingida, pois teria feito uma ação “diretamente” com a empreiteira durante a campanha eleitoral


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)