(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pré-candidatos trans e queer miram vagas na Câmara dos Vereadores de BH

Ed Marte e Cristal Lopez, conhecidos de eventos e movimentos populares na cidade, afirmam buscar representatividade para minorias


postado em 01/06/2016 19:18 / atualizado em 01/06/2016 19:23


A bailarina, atriz e performer Cristal Lopez e o artista visual e educador popular Ed Marte anunciaram nesta quarta-feira pré-candidatura à Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte. A expectativa é que a formalização, pelo Psol, ocorra em julho.

Ed e Cristal são figuras conhecidas nos eventos e movimentos populares da cidade. Cristal, eleita rainha do Carnaval 2016, explica que trata-se da busca por uma questão de representatividade.

"Com certeza a estrutura vai ser muito resistente, mas temos que ter coragem para mudar isso e defender as bandeiras do movimento LGBT, trans, e negro. Isso só é possível se uma mulher trans negra ocupar esses espaços", diz Cristal.

A proposta da candidatura, de acordo com Ed, é "fugir desse roteiro tradicional do candidato branco, hétero, cisgênero (pessoas cujo gênero é o mesmo que o designado no nascimento)".

O pré-candidato que circula na capital usando vestidos e maquiagem escapa também de rótulos: "Sou queer, algo não binário, sem necessidade de definição de gênero, uma pesquisa que também trago para meu trabalho como artista".

Entrar para a atuação na política tornou-se "inevitável", nas palavras de Cristal. "Não tenho desesperança, porque acho que a partir do momento em que houver representatividade para as nossas pautas, as coisas vão mudar".

Ed e Cristal integram as discussões do coletivo "A cidade que queremos", que propõe também outros pré-candidatos. No Facebook, um texto define o grupo: "Somos mulheres, somos trans, somos queer, somos pretas, somos brancas, somos homens , somos cis, somos da Leste, somos da Norte, somos da Sul, somos de todas as regiões. Somos das muitas cidades que existem em BH".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)