(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro, José Serra rejeita declarações de países vizinhos de que impeachment foi 'golpe'

O ministério emitiu comunicado repudiando a interpretação


postado em 13/05/2016 19:45 / atualizado em 13/05/2016 19:58

(foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)
(foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores, José Serra, rejeita "enfaticamente" as manifestações dos governos de Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, além de outras entidades internacionais, em torno do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Agora sob o comando de Serra (PSDB-SP), o Itamaraty chamou de falsas as interpretações de que o impeachment foi golpe. De acordo com o comunicado, esses países e organizações - como a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América/Tratado de Cooperação dos Povos (ALBA/TCP) - propagam falsidades sobre o processo político no Brasil que, assegura o Itamaraty, desenvolve-se em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição.

Confira a íntegra do comunicado:

O Ministério das Relações Exteriores repudia declarações do Secretário-Geral da UNASUL, Ernesto Samper, sobre a conjuntura política no Brasil, que qualificam de maneira equivocada o funcionamento das instituições democráticas do Estado brasileiro.

Os argumentos apresentados, além de errôneos, deixam transparecer juízos de valor infundados e preconceitos contra o Estado brasileiro e seus poderes constituídos e fazem interpretações falsas sobre a Constituição e as leis brasileiras. Além disso, transmitem a interpretação absurda de que as liberdades democráticas, o sistema representativo, os direitos humanos e sociais e as conquistas da sociedade brasileira se encontrariam em perigo. A realidade é oposta.

Tais juízos e interpretações do Secretário-Geral são incompatíveis com as funções que exerce e com o mandato que recebeu do conjunto de países sul-americanos nos termos do Tratado Constitutivo e do Regulamento Geral da UNASUL.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)