(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Problema dos Estados não é endividamento, é gasto', diz secretária de Goiás


postado em 28/04/2016 23:37

Rio, 28 - A secretária estadual de Fazenda de Goiás, Ana Carla Abrão, afirmou nesta quinta-feira, 28, que o problema dos Estados não é o endividamento, mas sim a falta de controle nos gastos, uma questão de natureza estrutural. "À exceção de um ou dois, o problema dos Estados não é endividamento, é gasto", disse durante palestra no II Seminário Internacional de Política Fiscal FMI/FGV.

"São gastos descolados do crescimento do País, da produtividade. Esse é o problema que temos. Se dissermos apenas 'some a dívida', estaremos daqui dois anos enfrentando outra crise. Precisamos enfrentar o problema real, e não é o endividamento definitivamente", afirmou Ana Carla.

A secretária reconheceu que alguns Estados - sem mencionar quais - precisam de fôlego de curto prazo, algo que pode ser concedido com a renegociação da dívida. Porém, ressaltou que todos precisam fazer ajustes como contrapartida. "Na raiz do problema está a estabilidade do servidor público, que em algum momento a gente vai ter que discutir", disse.

Neste mês, Goiás conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que reduziu o valor das parcelas que o Estado paga à União. A decisão, porém, não alterou o valor total da dívida, que gira em torno de R$ 1,2 bilhão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)