(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamentares esticam o feriadão de carnaval

Enquanto a maioria dos brasileiros retorna nesta quinta-feira ao trabalho, deputados federais e senadores só voltarão ao batente na terça-feira, completando 12 dias de folga depois das férias de janeiro


postado em 11/02/2016 06:00 / atualizado em 11/02/2016 07:24

Depois de folgar nos quatro dias de carnaval e dar aquela esticada na quarta-feira de cinzas, praticamente todos os trabalhadores voltam nesta quinta-feira a bater cartão e dar expediente. Todos, menos alguns. Os 513 deputados federais e 81 senadores só voltam a ter sessões deliberativas na próxima terça-feira, quando finalmente devem engatar o início do ano no Legislativo. Como o feriado para os parlamentares começou no fim da quinta-feira passada, quando a maioria já deixou Brasília, eles vão completar 12 dias de fevereiro, mês pelo qual cada um deles recebe R$ 33.763,00, parados.

 

Pela frente, eles têm uma agenda intensa. Além dos processos de investigação contra deputados, senadores e até a presidente da República, a pauta inclui temas importantes para a economia do Brasil, como as mudanças na regra de exploração do pré-sal, os acordos de leniência, a possível volta da CPMF e a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Em 2016, a Câmara só votou uma medida provisória que trata de ganhos de capital e o Senado o Marco Legal da Primeira Infância.

A pauta dos senadores para a volta do feriadão já está cheia. Entre os projetos está o de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) que revoga a obrigatoriedade de a Petrobras ser a única exploradora do Pré-sal. O texto, que tramita em regime de urgência, divide opiniões entre os que acham que a medida pode abrir espaço para investimentos e os que falam em ameaça à soberania nacional. Também estão na ordem do dia os projetos que tratam do estatuto jurídico de empresas públicas e sociedades de economia mista e do limite para a dívida consolidada da União.

Ainda no Senado, aguarda votação a proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) que proíbe que a União crie novas despesas para os municípios sem a previsão de repasses financeiros para o seu custeio. Outra PEC listada na ordem do dia, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), restringe a quantidade de cargos comissionados na administração pública.

A Câmara dos Deputados ainda não divulgou a pauta, mas vários projetos aguardam na fila. Um deles é a MP dos acordos de leniência. O texto amplia as possibilidades de as empresas investigadas por corrupção fazerem uma espécie de delação premiada e, com isso, diminuírem suas punições e voltarem a contratar com o poder público. Outro assunto a ser discutido pelos deputados é a prorrogação da DRU, que permite ao governo federal gastar parte dos recursos orçamentários livremente, até 2019.

Mas a discussão que volta com toda a força é a recriação da CPMF, que teve direito a pedido da presidente Dilma Rousseff (PT) na reabertura dos trabalhos legislativos para que seja aprovada. Ela foi vaiada pela oposição, que promete trabalhar contra a aprovação. Também tramitam na Câmara duas MPs que podem garantir mais recursos ao governo. Uma delas aumenta o Imposto de Renda sobre o ganho de capital na venda de bens como imóveis e a outra revê benefícios do setor químico.

Paralelamente às pautas, os deputados e senadores terão de deliberar sobre os pedidos de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), e sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Neste último caso, a Câmara recorreu contra a decisão do Supremo que decidiu o rito do impeachment. A Presidência da República e o Senado têm até o dia 19 para se manifestar na ação.

Pauta leve

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais está prevista uma sessão plenária nesta quinta-feira, porém, com uma pauta mais branda. Estão na ordem do dia 11 requerimentos de deputados ou comissões solicitando informações da administração e seis indicações do Executivo para diretorias de órgãos públicos do estado. Há ainda um projeto da deputada Rosângela Reis (PV) que trata da diversificação produtiva dos municípios mineradores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)