(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula parabeniza PT pelo aniversário e diz que partido é o grande protagonista da política

O ex-presidente e um dos fundadores da legenda destacou a pluralidade de vozes e fez mea-culpa de falhas


postado em 10/02/2016 16:49 / atualizado em 10/02/2016 18:51

(foto: AFP PHOTO / Douglas MAGNO )
(foto: AFP PHOTO / Douglas MAGNO )

O ex-presidente Lula divulgou um vídeo na tarde desta quarta-feira comemorando o aniversário de 36 anos da fundação do PT, ocorrida em 10 de fevereiro de 1980. No vídeo, ele afirma que o partido é o grande protagonista da política brasileira. E mais: ressalta que nenhuma outra legenda foi capaz de fazer tantas políticas sociais e trazer novos personagens – geralmente de origem mais pobre -, para participar das discussões públicas. "36 anos de história, 36 anos de luta, 36 anos de construção. Esse é o Partido dos Trabalhadores. Criado por você, criado por mim, criado pelo povo brasileiro. Que se Deus quiser, apesar de toda a diversidade momentânea, ainda vai continuar sendo o grande partido da história desse país", disse.

Com duração de pouco mais de três minutos meio, Lula convida, principalmente os filiados, a fazerem uma reflexão sobre todas as conquistas que a legenda já fez pelo país. "Foi o partido que, pela primeira vez, tirou o trabalhador de coadjuvante e colocou como protagonista, como artista principal', afirmou.

Lula também ressaltou o que, segundo ele, faz diferença na legenda que é a capacidade de abrigar diferentes vozes e, assim, promover o debate político. "E a grande coisa do PT foi a convivência democrática na diversidade. O PT não é uma ceita em que todo mundo tem que pensar a mesma coisa, tem que comer a mesma coisa e andar pelo mesmo caminho.O PT é um partido político plural e que cada um pensa do jeito que tem que pensar e cada um, depois de pensar o que quer pensar, se subordina às decisões coletivas", disse.

Coube a Lula também fazer um mea-culpa, admitindo que o partido falhou e deixou de fazer algumas coisas. Mas que está pagando pelos erros. “É certo que não fizemos tudo que tínhamos que fazer. É certo que cometemos erros e quem comete erros paga pelos erros que cometeu”, analisou.

PT 36 ANOS

FELIZ ANIVERSÁRIO, PT: 36 ANOS DE LUTASO Partido dos Trabalhadores, nascido em 10 de fevereiro de 1980, foi e continua sendo uma experiência inédita na história do nosso país: um espaço de debate onde se encontram brasileiros e brasileiras de crenças, idéias, origens, lutas e histórias tão diversas quanto o próprio Brasil, unidos pelo mesmo sonho de uma nação democrática, justa e solidária.Confira a mensagem de Lula para o aniversário do partido:

Publicado por Lula em Quarta, 10 de fevereiro de 2016


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)