(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito mineiro cria vaga de estacionamento exclusiva

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada porque seu carro foi multado pela Polícia Militar por estar estacionado na vaga reservada a veículos oficiais


postado em 07/11/2015 10:30 / atualizado em 07/11/2015 11:29

Placa permite apenas o estacionamento do carro particular do prefeito(foto: Anônimo )
Placa permite apenas o estacionamento do carro particular do prefeito (foto: Anônimo )
O prefeito de Paraopeba, na Região Central de Minas, Pacífico Geraldo de Deus (DEM), 74 anos, resolveu reservar uma vaga para seu velho Ford Versalhes, fabricado em 1995. Para isso, colocou uma placa de estacionamento exclusivo na porta da prefeitura com o número da placa, o modelo e até mesmo a potência do motor (1.8). A decisão foi motivo de críticas da oposição e está sendo analisada pela assessoria jurídica da Câmara Municipal da cidade, que tem cerca de 23,1 mil habitantes.

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada porque seu carro foi multado pela Polícia Militar por estar estacionado na vaga reservada a veículos oficiais. “Eu não uso carro de placa branca, não sou explorador de prefeitura e nem ladrão”, conta o prefeito, gerente bancário aposentado.


Segundo ele, a colocação da placa não causou nenhum problema com a população. “Isso é coisa da oposição. Mas nem ligo. Minha prefeitura é a única da região que está com o salário dos funcionários em dia e que não deve um centavo para nenhum fornecedor”, afirma o prefeito, que garante não ser candidato à reeleição.


No ano passado, Pacífico se envolveu em outra polêmica. Em um áudio que vazou nas redes sociais, ele se refere aos moradores de uma comunidade quilombola da cidade, como “negraiada a-toa”. A declaração quase terminou com a cassação do prefeito. Vereadores chegaram a abrir um processo de cassação, mas ele não foi adiante porque Pacífico tem o apoio da maioria dos parlamentares. Sua fala também provocou manifestações de repúdio por parte de entidades do movimento negro.


O primeiro-secretário da Câmara, Vinícius Apolinário Lima, 29 anos, que é do mesmo partido que o prefeito, mas faz parte da oposição, disse que foi pedido um estudo jurídico para saber se o prefeito pode reservar uma vaga para seu carro particular. Ele disse que a decisão de Pacífico dividiu a cidade, principalmente porque todo o estacionamento na região da prefeitura foi proibido pelo prefeito, que já foi presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Paraopeba.


Eleito pela primeira vez em 2012, Pacífico não era o candidato oficial de sua coligação. Ele disputava a vaga de vice de Salésio Loch (DEM), impedido de disputar por ter sido enquadrado pela Lei da Ficha Limpa. Pacífico então assumiu seu lugar dia 6 de outubro, um dia antes da eleição, e acabou eleito. Sua vitória foi contestada pela oposição na Justiça, mas acabou validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, a legislação proíbe a substituição de candidaturas um dia antes do pleito. Ela só pode ser feita 20 dias antes da disputa. Depois desse prazo, só em caso de morte do titular da chapa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)