(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo federal libera R$ 500 milhões por apoio parlamentar


postado em 26/08/2015 06:00 / atualizado em 26/08/2015 07:50


Brasília - Um dia depois de perder o vice-presidente Michel Temer nas negociações de varejo político, o governo autorizou a liberação de R$ 500 milhões de restos a pagar para os parlamentares. Este foi, inclusive, um dos motivos que levaram Temer a desistir da missão de coordenador político, já que ele acertara a liberação com os deputados, mas as verbas haviam sido retidas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

A confirmação dos recursos foi feita em dois momentos, pelo mesmo porta-voz: o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. No primeiro momento, ele anunciou a novidade a líderes aliados da Câmara reunidos na vice-presidência para discutir uma emenda constitucional em tramitação na Câmara que impede que a União crie novas obrigações para estados e municípios sem previsões orçamentárias para os novos gastos. À tarde, Padilha confirmou a liberação das emendas aos parlamentares da Comissão Mista de Orçamento.

Reunião


Pela manhã, inclusive, ficou explícita a nova configuração da articulação política. Durante a reunião com os líderes da Câmara, Temer expunha a importância de um debate mais aprofundado sobre a emenda constitucional em tramitação na Casa. Um dos deputados presentes aproveitou a deixa para reclamar da não liberação das emendas. “Por favor, com a palavra, Padilha e Mercadante (Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil)”, declarou Temer, olimpicamente.

“Posso dizer que tudo está acertado, acabei de vir de uma reunião com a equipe econômica que me confirmou a liberação das emendas”, disse Padilha, que ficará responsável pelo “varejo” da política. Temer também tem aproveitado para estreitar as relações com o próprio partido. Na tarde de segunda-feira, encontrou-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). Ouviu de ambos o que queria ouvir. Não haverá qualquer movimento de rompimento ou de votação de matérias que prejudiquem as contas públicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)