(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2018

Aécio lidera pesquisa para Presidência com folga

De acordo com o Instituto MDA, senador tucano tem 46,5% da preferência da população de BH na disputa pela Presidência da República, com ampla vantagem sobre Marina e Lula


postado em 05/07/2015 06:00 / atualizado em 05/07/2015 09:31

(foto: Vanderlei Almeida/AFP)
(foto: Vanderlei Almeida/AFP)

O senador Aécio Neves (PSDB) é o preferido dos eleitores de Belo Horizonte para chegar ao Palácio do Planalto em 2018. Pesquisa do Instituto MDA feita nas nove regionais da capital aponta o tucano com 46,5% das intenções de voto, se as eleições fossem hoje, contra 17% da ex-senadora Marina Silva (PSB) e 15,8% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em quarto lugar, com 3,4% da preferência, aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PP). Outros 14,9% dos eleitores belo-horizontinos afirmaram que não votariam em nenhuma das opções ou apertariam os botões branco ou nulo na urna e 2,4% estão indecisos. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

No segundo cenário estimulado, quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é o candidato do PSDB, quem venceria na capital mineira hoje seria a ex-senadora Marina Silva, com 27,2% da preferência. Neste caso, o ex-presidente Lula aparece em segundo com 18,4% das intenções de voto e Alckmin fica em terceiro com 17,1%. Jair Bolsonaro permanece em quarto lugar, mas com um índice de 4,4%. Sem Aécio, 26,8% dos entrevistados na capital mineira responderam que não votariam em nenhum dos nomes, anulariam ou deixariam o voto em branco e 6,1% se colocaram como indecisos.

Para o diretor do Instituto MDA, Marcelo Costa Souza, a pesquisa reflete a alta desaprovação da presidente Dilma Rousseff no nível nacional. “A baixa intenção de votação em Lula, que, quando presidente, tinha altos índices de aprovação, vem dos problemas que o PT tem enfrentado nacionalmente. Isso faz com que os nomes que representam a oposição, como o Aécio e a Marina, sejam mais lembrados como algo positivo”, afirmou. Segundo Marcelo Souza, o fato de Aécio trazer um resultado maior para o PSDB em BH ocorre porque Alckmin tem um menor grau de conhecimento. Isso se soma à maior penetração do mineiro na capital.

(foto: Fonte: MDA Pesquisa)
(foto: Fonte: MDA Pesquisa)
Aécio repete o bom desempenho que teve na capital mineira nas eleições do ano passado. Apesar de derrotado nacionalmente, em BH ele venceu os demais adversários por 53,87% dos votos, seguido de 25,11% da presidente Dilma Rousseff (PT). No segundo turno, com o apoio de Marina Silva, também bem votada na cidade desde o pleito anterior, ele alcançou 64,2% da preferência.

Nacionalmente, Aécio também apareceu como preferido dos eleitores em pesquisa recente se as eleições fossem hoje. No dia 21 de junho o Instituto Datafolha divulgou levantamento que aponta 35% das intenções de voto a Aécio e 25% para Lula. Marina Silva aparece em terceiro com 18% da preferência, seguida de Luciana Genro (Psol), Eduardo Paes (PMDB) e Eduardo Jorge (PV), cada um com 2%. Quando o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin, o ex-presidente Lula vence com 26%, seguido de Marina (25%) e do tucano, com 20%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)