(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputado quer prioridade na convocação de ex-deputada do PMDB à CPI da Petrobras


postado em 28/04/2015 11:07 / atualizado em 28/04/2015 11:17

Brasília - O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) informou nesta terça-feira aos colegas que pedirá prioridade para a convocação da ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) na CPI da Petrobras. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aparece como autor de dois requerimentos que indicam sua participação no esquema de corrupção da Petrobras.

Os requerimentos, feitos em 2011, solicitavam a investigação de uma fornecedora da estatal, a Mitsui, e, segundo o doleiro Alberto Youssef, serviriam para pressionar a empresa a pagar propina. O peemedebista nega ser autor dos requerimentos e diz que Solange - hoje prefeita de Rio Bonito (RJ) - pode ter usado um computador de seu gabinete para fazer as propostas.

Kroll

No começo da sessão, destinada hoje a ouvir cinco técnicos da Petrobras, os deputados Eliziane Gama (PPS-MA) e Ivan Valente questionaram os termos do contrato de mais de R$ 1 milhão com a consultoria Kroll. Os parlamentares reclamaram que o contrato prevê que só um pequeno grupo terá acesso aos nomes dos investigados e não todos os membros da CPI, sob pretexto de manter o sigilo das informações.

"A CPI está fechada em um núcleo duro que decide quem será investigado", protestou Valente. A multinacional foi contratada para investigar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas relacionados aos desvios na estatal. Os parlamentares querem rediscutir as cláusulas do contrato. O documento não foi divulgado à imprensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)