(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo troca orador da cerimônia da Medalha da Inconfidência e Pimentel fará o discurso

Depois de divulgar que ministro faria o discurso da festa, governo anuncia que essa tarefa caberá ao governador


postado em 21/04/2015 06:00 / atualizado em 21/04/2015 07:26


Mudança de planos na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, maior homenagem concedida pelo estado. O orador da solenidade, marcada para esta terça-feira, às 10h, em Ouro Preto, será o próprio governador Fernando Pimentel (PT). O governo chegou a divulgar na semana passada que o orador seria o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que vai receber o Grande Colar da Inconfidência, honraria de mais alto grau. Ontem, a assessoria também informou que, “por motivo de agenda”, a presidente Dilma Rousseff (PT) não estará presente no primeiro 21 de abril comandado pelo PT.

A fala do orador costuma ser o ponto alto da celebração, criada em 1952, no governo de Juscelino Kubitschek. Personalidades agraciadas com o Grande Colar são tradicionalmente convidadas a ocupar o posto. No ano passado, foi o senador Aécio Neves (PSDB) e, em 2013, o então presidente do STF Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão.

Na sexta-feira, o governo do estado informou que “este ano, o orador da cerimônia será o ministro Ricardo Lewandowski”. O ministro teve embates memoráveis com Barbosa durante o processo do mensalão por ter votado contra a condenação de petistas como o ex-ministro José Dirceu. Mas a assessoria do governo esclareceu ontem que houve equívoco na divulgação e a mudança no protocolo foi uma decisão de Pimentel, que quis assumir a posição de orador.

Outra modificação anunciada é que, ao contrário das últimas edições, o público terá acesso às calçadas da Praça Tiradentes, local da solenidade. Comerciantes foram autorizados a abrir os estabelecimentos em torno da praça. A lista de homenageados também encolheu, com 141 personalidades – ano passado foram mais de 200 pessoas. Aliados do PT tiveram lugar de destaque na relação, que contempla nomes da equipe de Dilma, secretários de Pimentel, além de parlamentares da base na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.

Os ministros Carlos Eduardo Gabas, da Previdência Social, e Nelson Henrique Barbosa Filho, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas Nascimento estão entre os agraciados. Entre outros nomes da confiança da presidente estão o advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, e o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Corrêa Abreu. O presidente do Movimento Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e a artesã do Vale do Jequitinhonha Isabel Mendes Cunha, falecida em outubro e famosa pelas bonecas de cerâmica, serão homenageados.

A Medalha da Inconfidência é concedida a pessoas e entidades que, na avaliação do governo, contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil e conta com quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Na solenidade, o governador faz transferência simbólica da capital para Ouro Preto e homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Uma coroa de flores é colocada junto ao monumento ao mártir da Inconfidência Mineira.

Quem entoará o hino nacional será o músico Pereira da Viola. Além disso, Cavaleiros da Inconfidência apresentam a tocha da liberdade de São Lourenço. A cavalgada começou em 23 de março e, antes de chegar a Ouro Preto, os cavaleiros passarão por Caxambu, Baependi, Cruzília, Carrancas, Madre de Deus de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)