(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas vai comemorar o dia de Tiradentes sem povo

Como nos anos anteriores, grades vão restringir o acesso da população na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Orador da cerimônia será o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski


postado em 17/04/2015 06:00 / atualizado em 17/04/2015 07:48

Dois anos depois de Joaquim Barbosa, Lewandowski será o orador na cerimônia do 21 de abril(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 6/6/14)
Dois anos depois de Joaquim Barbosa, Lewandowski será o orador na cerimônia do 21 de abril (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 6/6/14)

A primeira cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência comandada por um governo do PT na história de Minas Gerais vai homenagear o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski, que se notabilizou pelos embates travados com o com ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, durante o julgamento do mensalão. No ano passado, o orador da cerimônia de 21 de abril foi o senador Aécio Neves (PSDB), e, em 2013, o escolhido pelo então governador Antonio Anastasia (PSDB) foi Joaquim Barbosa, na esteira do julgamento do mensalão.

De acordo com informações da Prefeitura de Ouro Preto, a cerimônia será realizada da mesma maneira dos anos anteriores, com grades restringindo a circulação. O acesso ao público será livre apenas em frente à Escola de Minas. Durante os governos de Aécio (2003-2010) e Anastasia (2010-2014), a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, ficava fechada, impedindo o acesso de populares e limitando apenas para convidados. A estratégia esvaziava os protestos, que sempre foram uma marca da data. Questionada, a assessoria do governo de Minas informou que “os detalhes” ainda não foram decididos.

Este ano, já ocorreram dois protestos nacionais, um no dia 15 de março e outro no dia 12 de abril, tendo como principal alvo o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), correligionária do governador Fernando Pimentel. Em Belo Horizonte, na Praça da Estação, ao final do ato no último domingo, uma das lideranças chegou a conclamar um protesto em Ouro Preto, pois imaginava que a presidente Dilma compareceria à entrega da medalha.

Além de Lewandowski, também vão discursar na cerimônia o governador Pimentel e o prefeito de Ouro Preto, José Leandro (PSDB). Quando Joaquim Barbosa foi homenageado, o senador Aécio Neves foi questionado se a condecoração teve um teor político. “Estamos homenageando um mineiro que é reconhecido não apenas no Brasil, mas no mundo, pela importância que tem”, afirmou o senador.

Criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é entregue pelo governo estadual a personalidades e entidades que, na análise do governo, contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. É a maior homenagem concedida pelo estado e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Cavaleiros

Na cerimônia, o governador assina o ato de transferência simbólica da capital para Ouro Preto e é realizada uma homenagem a Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento do mártir da Inconfidência. Além disso, é trazida uma tocha da liberdade de São Lourenço pelos Cavaleiros da Inconfidência. A cavalgada começou dia 23 de março, após a entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Antes de chegar a Ouro Preto, os cavaleiros passarão por Caxambu, Baependi, Cruzília, Carrancas, Madre de Deus de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)