(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eduardo Cunha será homenageado em Minas com Medalha da Ordem do Mérito Legislativo

Vice-governador e presidente da Assembleia sinalizam que estão com Eduardo Cunha na sua disputa com o Planalto


postado em 16/04/2015 06:00 / atualizado em 16/04/2015 07:41

Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha recebe a visita de deputados estaduais e federais do PMDB de Minas Gerais(foto: Jota Batista/Agência Câmara)
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha recebe a visita de deputados estaduais e federais do PMDB de Minas Gerais (foto: Jota Batista/Agência Câmara)

Os dois principais nomes do PMDB mineiro, o vice-governador Antônio Andrade e o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, sinalizaram que estão ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, na disputa travada entre o comandante do Congresso e a presidente Dilma Rousseff (PT). Acompanhados de uma comitiva de deputados, eles convidaram, na terça-feira, Cunha para ser o principal orador da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na sequência, empenharam apoio ao vice-presidente da República, Michel Temer, escalado para conter a crise que Dilma enfrenta no Parlamento em razão da atuação considerada desastrosa do chefe do Legislativo.


O presidente da Câmara receberá a comenda oferecida por relevantes serviços prestados, em uma cerimônia ainda sem data marcada, mas prevista para ocorrer em meados de setembro. O fato foi destacado no Portal da Câmara, que traz ainda um agradecimento. “Sinto-me muito honrado pelo convite de ser o orador e principalmente por ser um dos homenageados”, afirmou Cunha. Na disputa à Presidência da Câmara dos Deputados, que ocorreu a contragosto do Palácio do Planalto, ele também teve apoio de parte da bancada mineira. Já nas primeiras atuações, Eduardo Cunha vem mostrando que falava sério ao dizer que teria uma atuação independente, e impôs derrotas a Dilma, como nas votações da lei da terceirização e do projeto que permite a renegociação das dívidas dos estados com a União.


Já na carta assinada pelas bancadas estadual e federal, o PMDB mineiro expressa confiança na atuação de Temer na Secretaria de Relações Institucionais. “Avaliamos que, no difícil quadrante político e econômico em que o país se encontra, não é senão a pessoa da envergadura de Vossa Excelência a que pode cumprir a delicada tarefa de conciliar os atores políticos no Congresso Nacional e buscar a convergência de suas forças em torno do interesse público”, registraram. Os mineiros dizem que Temer saberá construir o diálogo e a conciliação.


TENDÊNCIA O presidente do PMDB mineiro e vice-governador, Antônio Andrade, negou que o partido tenha assumido um lado na disputa interna do partido, que tem ainda como um dos protagonistas o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. “O PMDB mineiro entende que é preciso união entre os três poderes e uma harmonia maior. Estamos trabalhando para isso e fomos hipotecar apoio ao Michel, não contra elementos do PMDB, mas a favor do partido”, afirmou. Andrade não considera que esteja havendo um racha e nega que Cunha esteja prejudicando o governo. “O que ele está fazendo é sob o argumento da independência dos poderes. Tudo que é a favor do país ele vai votar favorável, não tem nada contra o governo”, acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)