(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda admite que houve erro na construção de viaduto

Prefeito de BH vai à Câmara um dia depois da divulgação de problemas de estrutura no Viaduto Gil Nogueira,na Avenida Portugal, próximo à Estação do Move Pampulha


postado em 31/03/2015 10:10 / atualizado em 31/03/2015 13:38

Prefeito Marcio Lacerda fala da tribuna da Câmara de BH sobre a prestação de contas de 2014 e as metas para para este ano (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Prefeito Marcio Lacerda fala da tribuna da Câmara de BH sobre a prestação de contas de 2014 e as metas para para este ano (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), admitiu na manhã desta terça-feira que houve erro na construção do viaduto Gil Nogueira, na Região da Pampulha. " A empresa que construiu disse que houve problema. A que executou (empresa) disse que houve problema de projeto. A perícia que será feita vai determinar isso", afirmou o prefeito.

Lacerda  deu esta declaração após ser cobrado por vereadores da oposição sobre a segurança dos viadutos em Belo Horizonte. Lacerda  foi à sede do Legislativo, na manhã desta terça-feira, para prestar contas do exercício de 2014 e anunciar metas para gestão neste ano. Ele respondeu  que o viaduto Gil Nogueira, na região da Pampulha, não corre o risco de cair  e que medidas preventivas vão ser tomadas neste fim de semana. Segundo ele, haverá " o reforço necessário".

O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Humberto Pereira de Abreu,  também disse que o órgão está fanzendo o monitoramento do viaduto desde que ele foi construído. "Com esse abaixamento de 2,5 cm, o calculista nos orientou que seria razoável fazer o recapeamento dele. Vamos fazer a recuperação da pista no sentido Venda Nova/Centro e na volta do feriado estará tudo resolvido. O trânsito estará liberado na segunda-feira (6)", afirmou.


O elevado Gil Nogueira é mais um viaduto de Belo Horizonte que apresenta problemas em sua estrutura. Técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) terão que colocar aparelhos de apoio adicionais na alça da Avenida Portugal, próximo à Estação do Move Pampulha. A Prefeitura informou nessa segunda-feira (30) que há um desnível de 2,5 centímetros na porção central das vigas transversais, mas que não há risco de queda.

A informação do desnível fez voltar o medo e apreensão dos moradores da região. Em julho do ano passado, a queda do Viaduto Batalhas dos Guararapes, na Avenida Pedro I deixou duas pessoas mortas e outras 23 feridas. A via ficou fechada e levou transtornos para a região.

Oito meses depois da tragédia, ainda não há uma definição para o que será feito no local. A indefinição da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sobre a construção de uma trincheira para substituir o viaduto atrasa acordo entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as empresas – Consol e Cowan – que deverão ser responsabilizadas.

Outro elevado que também apresentou problemas foi o Montese, localizado na Pedro I. O viaduto ficou fechado de fevereiro até novembro de 2014, por causa de uma dilatação de 27 centímetros.

Prestação de Contas

Ao entregar o relatório de gestão da prefeitura  à Câmara, com o balanço do ano de 2014, o prefeito ressaltou os gastos na educação, citando a entrega de 26 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e o “recebimento do certificado de município livre do analfabetismo”.

Lacerda afirmou que o ano passado foi marcado por uma redução na arrecadação de Belo Horizonte, com a receita crescendo menos do que a inflação, mas que mesmo assim foi possível atingir as principais metas da PBH. O prefeito ainda comentou os principais projetos que serão enviados ao Legislativo em 2015, apontando a importância de se aprovar um novo plano diretor para a capital mineira. Ele prometeu enviar à Câmara o projeto do novo plano diretor nos próximos dias e pediu apoio aos vereadores nas discussões e negociações sobre o texto.

Plenário e galeria lotados na reunião de prestação de contas do prefeito Marcio Lacerda(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Plenário e galeria lotados na reunião de prestação de contas do prefeito Marcio Lacerda (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

(Com informações de João Henrique do Vale)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)