(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-governador de Minas Antonio Anastasia é eleito senador

O ex-governador de Minas Antonio abre frente de mais de 16 pontos percentuais do segundo colocado, o empresário Josué Alencar (PMDB)


postado em 05/10/2014 19:11 / atualizado em 05/10/2014 21:52

(foto: Gladyston Rodrigues/EM)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM)

Com mais de 95,03% dos votos apurados,  até 19h59, o ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia é eleito senador pelo estado. Anastasia tem 56,72% dos votos, contra 40,21% de José Alencar (PMDB). Margarida Vieira (PSB) obteve 2,12%. os demais cinco candidatos ao Senado por Minas Gerais não obtiveram nessa parcial dos votos nem 1% cada um.

No comitê central de campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB), no antigo Hotel Del Rey, no Centro de Belo Horizonte, militantes comemoram a eleição de Anastasia.

Perfil

Antonio Anastasia é graduado em direito pela Universidade Federal de Minas. Formado em 1983, ele recebeu o prêmio de Barão do Rio Branco de melhor aluno daquele ano. Também na UFMG recebeu o título de mestre em direito adminsitrativo. Em 1993, prestou concurso público para o cargo de professor da Faculdade de Direito da UFMG, onde passou a lecionar Direito Administrativo. Ele também trabalhou na Fundação João Pinheiro com técnico logo após se graduar na UFMG.

Ele também exerceu os cargos públicos de secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral, secretário estadual de Cultura, secretário estadual de Recursos Humanos e Administração, e de presidente da Fundação João Pinheiro, todos na administração pública do estado de Minas Gerais durante o governo Hélio Garcia (1991-1994).

No governo federal, exerceu os cargos de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça. Foi ministro interino do Trabalho, no governo Fernando Henrique Cardoso, de 31 de março a 6 de abril de 1998.

No primeiro mandato do governador mineiro Aécio Neves (2003 — 2006), acumulou os cargos de secretário de Estado de Planejamento e Gestão e secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Em 2006, na disputa à reeleição de Aécio, ele foi eleito vice-governador. Em abril de 2010, com a desincompatibilização de Aécio para disputar o Senado, Anastasia assumiu o governo de Minas. No mesmo ano, ele é reeleito para o cargo na disputa eleitoral daquele ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)