(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Falha no DF pode atrasar resultado das eleições

Devido a problemas com o sistema biométrico, votação deve ser estendida até as 18h30. Segundo TSE, apuração dos votos deve atrasar


postado em 05/10/2014 16:37 / atualizado em 05/10/2014 17:01

Apesar de ter estimativa de mais de 50% dos votos já computados, o Tribunal Regional Eleitoral do DF substituiu 120 urnas que apresentaram problemas entre a máquina e a biometria. A estimativa de atraso nas seções afetadas é de até duas horas.

Ao todo, o TRE-DF tem 640 urnas reservas. Ainda que haja atrasos e trocas, o eleitor deve estar em sua seção ate as 17h, horário que marca o início da apuração dos votos, para pegar a senha e esperar a vez na fila. O encerramento nesses lugares pode se dar por volta das 18h30. Em Taguatinga, Samambaia, Águas Claras e Ceilândia, o processo pode se alongar até as 19h.

O presidente do Tribunal, Romão Cícero de Oliveira, afirmou que a situação não estava nos planos do órgão. "Não tínhamos previsão que as urnas deixassem de colher as impressões digitais, foi uma surpresa para nós. Vamos corrigir no segundo turno", garantiu.

No total, foram quatro urnas na Asa Sul, cinco na Asa Norte, sete no Paranoá, 27 em Taguatinga, 12 no Gama, oito em Sobradinho, sete em Planaltina, quatro em Brazlândia, seis no Guará, 10 no Núcleo Bandeirante, quatro no Cruzeiro, cinco em Samambaia, 10 em Águas Claras, nove em Ceilândia, quatro no Lago Sul e dois no Recanto das Emas. Isso dá um total de 1,8% das urnas de todo o DF. Em 2010, 2% delas apresentaram problemas e tiveram de ser trocadas.

Sem previsão
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, minimiza os problemas e diz que o proporção ao tamanho do pleito, o total de problemas não é significativo. Ele evitou definir um horário para terminar a apuração de voto. "Não há previsão de horário para o fim da apuração", disse. "Não há previsão de horário para fim da apuração de votos", completou.

"Como no DF essa é a primeira eleição com 100% de identificação biométrica, ocorreram alguns problemas, é como quando se compra um carro novo. Com certeza até as 17 horas todos os eleitores do DF terão votado", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)