(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitos do Norte de Minas estão divididos entre PT e PSDB

Depois de inventar o Alécio e o Dilmasia nas eleições anteriores, prefeitos do Norte estão numa sinuca de bico: terão de desagradar o governo federal ou estadual ao apoiar PT ou PSDB


postado em 01/08/2014 06:00 / atualizado em 01/08/2014 07:23

Os prefeitos do Norte de Minas, tradicionalmente, sempre foram governistas. Não à toa, em 2006, eles criaram o movimento que ficou conhecido como “Lulécio” – o apoio das lideranças da região a Aécio Neves (PSDB) para governador e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente. Em 2010, o movimento foi reeditado e batizado de “Dilmasia”, ou seja, o voto em Dilma Rousseff para a Presidência da República e em Antonio Anastasia para o governo estadual. Neste ano, porém, com o PSDB mineiro participando diretamente da disputa nacional, concorrendo com Dilma, os prefeitos que gostam de acompanhar os candidatos do lado do poder ficaram na chamada “sinuca de bico”.

Nesse cenário, o comício que a presidente Dilma Rousseff (PT) fará hoje em Montes Claros, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do candidato a governador Fernando Pimentel (PT) e do candidato ao Senado Josué Gomes da Silva (PMDB), servirá como um termômetro para mostrar quantos prefeitos realmente estão com a petista e quantos deverão acompanhar Aécio.

Em recente visita à cidade, o candidato a governador Pimenta da Veiga (PSDB), afinado com o discurso de Aécio, defendeu o municipalismo, criticando o governo federal por causa das quedas constantes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É a mesma tônica usada já algum tempo pelo deputado Dinis Pinheiro (PP), companheiro de chapa de Pimenta, para “seduzir” os prefeitos e contar com o apoio deles.

No entanto, o deputado estadual Paulo Guedes (PT), um dos coordenadores das visitas de Lula e de Dilma ao Norte de Minas, acredita que os tucanos não vão ganhar votos no Norte com esse discurso. “Os prefeitos nunca foram tão bem tratados (pelo governo federal) como agora. Eles nunca receberam tantos recursos como estão recebendo no governo da presidente Dilma”, afirma Guedes, citando, entre outros benefícios, o programa de distribuição de máquinas para as prefeituras e o Programa Água para Todos, que combate os efeitos da seca.

Segundo o parlamentar petista, são esperados cerca de 60 prefeitos no evento. “Existem até prefeitos do DEM e do PSDB apoiando a presidente Dilma em Minas”, assegurou Paulo Guedes, sem, no entanto, citar quais chefes de executivos das duas legendas estariam na campanha da petista. Ele também afirmou que “existem prefeitos da base do governo estadual que estão apoiando a candidatura de Fernando Pimentel. Por outro lado, lembrou que foram rompidas todas as ligações entre Aécio e Pimentel, que estiveram juntos na primeira eleição de Márcio Lacerda (PSB) para a prefeitura de Belo Horizonte, em 2008. “Não existe mais pimentécio. Não existe mais espaço para isso”, disse Paulo Guedes.

Agenda
A chegada de Luiz Inácio Lula da Silva em Montes Claros está marcada para as 15h. Logo em seguida, às 15h30, ele participará de um encontro com prefeitos, junto com Fernando Pimentel. De acordo com a coordenação da campanha petista, a presidente Dilma vai desembarcar no aeroporto local às 19h e seguirá para a Praça da Catedral, no Centro da cidade, onde haverá o comício. A expectativa dos petistas é de reunir 8 mil pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)