(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polêmica envolvendo advogados entra na campanha ao governo de Minas

"Uma das causas da lentidão dos processos penais e até da impunidade é a ausência, a omissão do governo do estado", declarou Pimentel após encontro com representantes da OAB/MG


postado em 24/07/2014 00:12 / atualizado em 24/07/2014 09:42

Luís Cláudio, da OAB, apresentou reivindicações a Pimentel(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Luís Cláudio, da OAB, apresentou reivindicações a Pimentel (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O impasse entre a seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), o Tribunal de Justiça e a Advocacia Geral do Estado (AGE) em torno do convênio para a contratação e o pagamento dos advogados dativos entrou na sucessão do Governo de Minas. O candidato da Coligação Minas pra Você, Fernando Pimentel (PT) disse ontem, após se reunir com o presidente da OAB de Minas, Luís Cláudio Chaves, que diante da falta de defensores públicos nas comarcas, e como o estado tem atrasado os pagamentos dos advogados dativos, o acesso à Justiça dos mais carentes está prejudicado e o andamento processual mais lento. “Uma das causas da lentidão dos processos penais e até da impunidade é a ausência, a omissão do governo do estado”, declarou, sugerindo, em seguida, ser o governo “incompetente” por não prover os recursos necessários ao pagamento dos dativos.

A OAB de Minas, que já se reuniu com o candidato da coligação Todos Por Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), apresentou ontem a Fernando Pimentel a mesma pauta institucional. Um dos principais pontos é exatamente a retomada do convênio para o pagamento dos cerca de 11 mil advogados dativos que atuam no estado em defesa dos cidadãos pobres, naquelas localidades em que não há defensores públicos disponíveis. O convênio foi firmado no início do ano passado entre a OAB, a AGE, a Secretaria de Estado da Fazenda e o TJ, mas cancelado em dezembro pela OAB. “Queremos a volta ao convênio, mas é fundamental a dotação orçamentária para essa política importante”, afirmou Luís Cláudio Chaves. O pagamento de precatórios e a criação de uma secretaria de Administração Penitenciária desvinculada da Secretaria de Estado de Defesa Social, foram também reivindicações da OAB. Pimentel disse que iria estudar os pleitos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)