(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel ataca governo estadual por fraude envolvendo saneamento do Rio das Velhas

Em Sabará, petista disse ainda que o Palácio da Liberdade abandonou a cidade da Região Metropolitana de BH


postado em 11/07/2014 06:00 / atualizado em 11/07/2014 06:52

O candidato petista Fernando Pimentel visitou a cidade histórica, ao lado do prefeito Diógenes Fantini (E) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O candidato petista Fernando Pimentel visitou a cidade histórica, ao lado do prefeito Diógenes Fantini (E) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O candidato do PT ao governo do estado, Fernando Pimentel (PT), acusou nessa quinta-feira o Palácio da Liberdade de cometer 'fraude' ao afirmar que sanearia o Rio das Velhas, que corta a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante campanha em Sabará, banhada pelo afluente do São Francisco, Pimentel afirmou ainda que o governo do estado abandonou o município e que todos os investimentos realizados na cidade são feitos pelo governo federal.

A meta estabelecida pelo governo de Minas Gerais era, até 2010, tratar 84% do esgoto que chega ao Rio das Velhas e tornar o trecho mais poluído do curso d’água, exatamente o da Região Metropolitana de Belo Horizonte, apto para o nado, pesca e navegação. “Basta chegar até as margens do rio aqui em Sabará para ver que temos um flagrante de poluição, desmentindo aquilo que o governo disse até em propaganda na televisão há alguns anos”, afirmou Pimentel.

O prefeito de Sabará, Diógenes Fantini (PMDB), afirmou que a estação de tratamento de esgoto (ETE) construída pelo governo do estado na região limpa apenas 30% dos resíduos lançados no Rio das Velhas. Durante sua administração, o então governador Aécio Neves (PSDB), hoje senador e candidato à Presidência da República, e o ambientalista Apolo Heringer chegaram a anunciar que nadariam no Rio das Velhas depois de programa de despoluição. A promessa foi cumprida, mas em Corinto, também cortada pelo afluente do Velho Chico, a cerca de 200 quilômetros da Grande Belo Horizonte.

Segundo Pimentel, Sabará atualmente recebe recursos do governo federal. “Todo o investimento em saúde aqui é da União”, afirmou. Até o hospital mantido pelo governo do estado na cidade, segundo Pimentel, terá um tomógrafo financiado pelo governo federal.

Principal adversário de Pimentel, o tucano Pimenta da Veiga disse que o petista está “mal informado” sobre a situação do afluente do Rio São Francisco. “O esgoto é lançado no Rio das Velhas historicamente em Minas Gerais. É uma coisa que precisa ser corrigida. Além disso, foi investido R$ 1 bilhão em tratamento de esgoto no Rio das Velhas”, afirmou.

Mobilidade

Pimentel voltou a tocar no tema da ampliação do metrô de Belo Horizonte e reafirmou que a responsabilidade da obra é da Metrominas, empresa do governo do estado. “Tem dinheiro do governo federal para o metrô. Está lá esperando chegar o projeto. Agora, se não conseguem fazer o projeto, esperem que o próximo governador vai fazer.” Há dois meses, o governo de Minas enviou uma proposta para a Caixa Econômica Federal (CEF), que poderá financiar a obra, mas ela foi rejeitada por falta de especificações.

Segundo nota do governo do estado, “a obra do metrô é de inteira responsabilidade do governo federal”, que em abril de 2012 concordou com a oferta do Palácio da Liberdade de assumir a elaboração dos projetos de engenharia. Os recursos da União para a tarefa foram liberados apenas em abril de 2013 e os projetos entregues em maio deste ano, explica o texto. “Portanto, o governo do estado está em dia com as obrigações assumidas”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)