(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda diz que candidatura do PSB ao governo de Minas é incoerência e apoiará Pimenta

O prefeito de Belo Horizonte enviou nesta segunda-feira carta às executivas estadual e nacional da legenda questionando o distanciamento com o PSDB no estado


postado em 30/06/2014 16:55 / atualizado em 30/06/2014 18:20

 Marcio Lacerda acredita que a aliança com o PSDB em Minas seria melhor para o fortalecimento do PSB no estado(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Marcio Lacerda acredita que a aliança com o PSDB em Minas seria melhor para o fortalecimento do PSB no estado (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), se posicionou contrário à decisão da executiva estadual e nacional do partido de lançar candidatura própria ao governo de Minas. Lacerda encaminhou nesta segunda-feira uma carta ao comando socialista questionando a estratégia. “Tal decisão desconhece a aliança que vem sendo construída com o PSDB e com outos partidos em Minas, e, especialmente, em Belo Horizonte”, afirmou declarando que vai apoiar o candidato tucano, o ex-ministro Pimenta da Veiga. O PSB mineiro decidiu na última quinta-feira lançar o ex-prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e ex-deputado Tarcísio Delgado candidato ao governo do estado. A decisão, tomada por uma comissão de 17 integrantes da legenda, venceu por dez votos a sete a proposta de apoio formal ao ex-ministro Pimenta da Veiga, que disputará o Executivo estadual pelo PSDB.

Ainda segundo Lacerda, a candidatura de Delgado enfraquece o movimento de fortalecimento da legenda nas bancadas estadual e federal. Ainda no carta, o prefeito da capital pede para que a Executiva tenha “coerência” e reverta a decisão. O prefeito da capital foi beneficiado pela aliança com os tucanos nas duas eleições em que concorreu à PBH - em 2008 e na reeleição em 2012. Sendo que na primeira vez que concorreu contou com o Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) como padrinhos.

Com relação a subir no palanque de Pimenta, Lacerda declarou que irá respeitar as regras da Justiça eleitoral. "A questão regional em pouco a ver com a questão nacional. Alianças regionais estão acontecendo de formas diferentes das nacionais em todos os partidos", falou e a cada pergunta relacionada a Campos, ele respondia que "não comentaria questões presidenciais".

O mesmo pedido de Lacerda foi feito à direção do PSB em Minas por parlamentares dissidentes da legenda. Os deputados Wander Borges, Antonio Lerin, Sérgio Lúcio de Almeida e Tenente Lúcio enviaram carta às executivas estadual e nacional do partido contestando a estratégia. Os parlamentares pedem que decisão seja revista já que, segundo eles, o mais coerente seria a coligação com o PSDB. Para eles, o rompimento contraria “frontalmente a história e a atuação do partido em Minas”, além de ser considerado uma atitude incoerente.

Procurado, o presidente estadual do PSB, deputado federal Júlio Delgado, não foi encontrado para comentar as declarações de Marcio Lacerda. Segundo a assessoria do parlamentar, ele estava em uma reunião e não poderia atender a reportagem no momento.

Peemedebista histórico antes de tornar-se socialista, Tarcísio Delgado, de 78 anos, já foi vereador, deputado estadual em Minas e federal por dois mandatos, além de prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, por três vezes, cargo que disputou em 2008 novamente pelo PMDB, mas foi derrotado.

Lacerda recebeu apoio de tucanos como o deputado João Leite (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )
Lacerda recebeu apoio de tucanos como o deputado João Leite (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)