(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Graça Foster é convidada para ir a Câmara explicar propina na Petrobras

Governo sofre novas derrotas nesta quarta-feira com a rebelião do PMDB e outros partidos da base governista na Câmara


postado em 12/03/2014 12:28 / atualizado em 12/03/2014 13:42

Em meio à crise entre o governo e partidos aliados na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff sofreu nova derrota na Casa, nesta quarta-feira, com a aprovação de seis convites na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para ouvir cinco ministros e a presidente da Petrobras, Graça Foster. O primeiro convite aprovado na manhã de hoje foi para Foster explicar as investigações que a empresa está fazendo sobre denúncias de pagamentos de propina a funcionários da estatal. Por se tratar de convite, e não de convocação, nenhum deles é obrigado a comparecer.

Os parlamentares querem ouvir explicações também do ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre o regime de contratação de médicos cubanos pelo governo brasileiro. Outro que deverá se explicar é o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, sobre a liberação de verbas de emendas parlamentares.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou também o convite para , Manoel Dias (Trabalho e Emprego), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União). Eles são convidados a prestar esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades em contratos firmados com ONGs.
 
O Planalto tem trabalhado para evitar a convocação de ministros pelo Congresso, temendo o acirramento do debate político em ano de campanha eleitoral. O governo conseguiu uma vitória parcial na tarde dessa terça-feira,  ao barrar a convocação dos ministros das Cidades e do Planejamento, Aguinaldo Ribeiro e Míririam Belchior, respectivamente. Os pedidos haviam ganhado o apoio de membros da base. A Comissão Mista de Orçamento, no entanto, não alcançou quórum deliberativo.

O deputados querem explicações da ministra do Planejamento sobre um decreto que autorizou, no ano passado, a contratação sem licitação da Geap Autogestão em Saúde. Há outro pedido de convocação de ministros tramitando na Câmara dos Deputados, que inclue ainda o minisnistro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Propina na Petrobras


A primeira derrota de Dilma na Câmara aconteceu nessa terça-feira com a aprovação da comissão externa da Câmara para acompanhar uma investigação que já está sendo feita pela Petrobras. A empresa averigua denúncias de pagamento de propina a funcionários da estatal a uma companhia holandesa, que tem contrato com petrolífera brasileira.

A aprovação da comissão ocorreu um dia depois de a cúpula do PMDB reunir-se com a presidente Dilma Rousseff para discutir a distribuição de cargos no governo. A bancada do partido na Câmara declarou independência e defendeu a revisão da aliança com o PT no plano nacional.

A comissão externa foi aprovada com 267 votos favoráveis, 28 contrários e 15 abstenções. A derrota do governo foi orquestrada pelo blocão de 250 deputados, integrado por peemedebistas e outros partidos da base aliada insatisfeitos com o tratamento dispensado pelo governo Dilma na distribuição de cargos no Executivo e liberação de recursos das emendas parlamentares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)