(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio define coordenador de campanha na internet rumo ao Palácio do Planalto

Xico Graziano é ex-chefe de Gabinete de Fernando Henrique Cardoso


postado em 14/01/2014 06:00 / atualizado em 14/01/2014 07:40

Xico Graziano,que evitou falar sobre sua atuação durante a campanha de Aécio Neves: Por enquanto vou ficar quieto. Falo na hora certa(foto: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press - 28/7/10)
Xico Graziano,que evitou falar sobre sua atuação durante a campanha de Aécio Neves: Por enquanto vou ficar quieto. Falo na hora certa (foto: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press - 28/7/10)

O senador Aécio Neves (PSDB) escolheu o ex-deputado Xico Graziano para coordenar sua campanha pela Presidência da República na internet nas eleições de outubro. O engenheiro-agrônomo, que teve um dos papéis principais na candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto em 2010 e é diretor-executivo do site Observador Político, no Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), já aceitou o convite, mas a definição das tarefas só deve ser clareada em meados de abril.

A internet é um dos focos prioritários da campanha. Tanto que o senador já conta com mais de uma equipe debruçada sobre o tema há alguns meses. As conversas com Graziano já vinham ocorrendo e ontem a assessoria do senador confirmou o convite. Graziano não quis adiantar como será sua atuação, mas confirmou o peso dado à campanha virtual. “Tudo é prioridade atualmente. Mas por enquanto vou ficar quieto. Falo na hora certa”, afirmou.

Graziano é muito ligado ao ex-presidente FHC, de quem foi chefe de gabinete, e hoje tem seu nome cravado no IFHC como assessor da presidência, ou seja, o interlocutor mais próximo de Fernando Henrique. Também foi secretário de Meio Ambiente no governo de José Serra, em São Paulo, cargo do qual saiu em 2010 justamente para coordenar a elaboração do plano de governo na campanha do paulista, que acabou derrotado pela presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, o convite a Graziano foi uma forma de pacificar o partido, já que ele disputava uma indicação para concorrer ao Senado, vaga que ficou com Aloysio Nunes (SP).

Nos últimos meses Aécio vem trabalhando sua inserção nas redes sociais, especialmente no Facebook. É lá que quase todos os dias o tucano posta críticas e comentários sobre notícias e ações de governo da adversária Dilma Rousseff. Em busca de adesões, também procurou adotar um tom mais pessoal na página, postando por exemplo fotos de família nas quais já figuraram a filha Gabriela e a agora esposa, Letícia Weber. A página oficial de Aécio tem hoje 377 mil seguidores no Facebook. A de Dilma 186 mil.

Embora tenha evitado dar entrevista, o novo coordenador da campanha virtual de Aécio se manifestou em seu Twitter, retuitando uma mensagem que o parabenizava pelo ingresso na equipe do senador. No início da noite indicou que sua linha de atuação não será de ataques. “Vamos utilizar a internet para discutir ideias, divulgar mensagens positivas, mostrar o rumo da mudança. Jamais denegrir pessoas”, postou na rede social.

PRÓXIMOS PASSOS
O PSDB deve oficializar em março o nome de Aécio como candidato do partido à Presidência da República. Na sexta-feira, em Belo Horizonte, o senador tucano informou que a Executiva Nacional do partido se reunirá em fevereiro para discutir as costuras regionais e que encaminhará uma proposta para que todas as alianças feitas nos estados sejam avaliadas pelo comando. Definidas as parcerias em cada estado, o tucano pretende retomar suas viagens pelo país. Na primeira semana de fevereiro ele participará de um evento do agronegócio em Cascavel, no Paraná.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)