(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Usuários reclamam da lotação e do calor no metrô de BH

"Falta climatização nos vagões. Vivemos num país tropical e por isso deveríamos ter um sistema de trens com ar-condicionado", reconhe o vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Romeu José Machado Neto


postado em 02/12/2013 06:00 / atualizado em 02/12/2013 07:19

Adriana Carvalho conta que já chegou a passar mal nos trens(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Adriana Carvalho conta que já chegou a passar mal nos trens (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Todas as vezes que precisa ir à aula, no Barro Preto, Região Centro-Sul, a líder de setor Adriana Ercilha de Carvalho, de 40 anos, sente todo o desconforto das estações e dos trens lotados do Metrô de BH. “A gente fica muito incomodada. Ninguém gosta de ser amassada porque não cabe mais gente na plataforma. Tem vez que ao chegar à estação a gente é empurrada para fora do trem”, reclama. Para ela, a falta de investimentos em conforto e segurança no metrô faz de suas jornadas um sofrimento pior do que o necessário. “Já cheguei a passar mal por causa do calor que faz dentro dos trens. É muito abafamento, no meio das pessoas. Tanto que as janelas chegam a ficar embaçadas”, conta.

O sofrimento dela e de outros usuários, na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Romeu José Machado Neto, é um dos piores reflexos da falta de investimentos da CBTU e do governo federal. “Falta climatização nos vagões. Vivemos num país tropical e por isso deveríamos ter um sistema de trens com ar-condicionado. Como as composições são muito velhas, contam apenas com um ventilador. Se der alguma pane e o trem parar numa área de travessia de pontes ou túnel as pessoas vão ficar presas em vagões abafados e morrendo de calor”, afirma.

Os principais sistemas que garantem a segurança e o funcionamento do metrô também precisariam ser atualizados, na visão do sindicato. “Nosso sistema de controle automático dos trens (ATC) está muito defasado. É por meio dele que se controlam veículos acima da velocidade ou que passam do momento da frenagem. Daqui a um tempo não vamos conseguir peças para repor e o sistema vai travar”, alerta.

A CBTU informou que, em razão de contingenciamentos no orçamento público, ainda não obteve os recursos necessários para dotar os trens de climatização artificial. “Atualmente, todas as composições contam com ventilação natural no interior dos carros de passageiros e os 10 novos (previstos para 2014) já virão com sistema de climatização instalado.”

Repercussão - Leitores comentam no em.com

“Quer dizer, o TCU e o MP identificam malfeitoria em Recife, bloqueiam as verbas, mas fica por isso mesmo, porque usam o dinheiro de Minas?”

Wilson Baptista Júnior

“Não souberam informar quais investimentos foram prejudicados em BH por esse motivo. Os investimentos com certeza não sabem, mas a população vê no relógio o quanto ela é prejudicada.”

Meirelles Sr.

“Jeitinho brasileiro de ser... PIADA este país...”

Rodrigo Santos

“Governo investe onde dá mais voto. Política é a arte de enganar.”

Teo Fernandes

“Quero ver a cara dos mineiros nas próximas eleições presidenciais.”

Henrique Barros

“Isso reforça que o governo está sem critérios administrativos e o país tá quebrado.”

Paulo Afonso

“Convenhamos: BH não tem metrô! Nem arremedo. Assim, o melhor a fazer é abandonar tudo e começar do zero com parceria privada e dar uma ‘banana’ para o governo federal. Falta vontade política para isso.”

Marcos Drummond

“Vamos fazer coisas que sirvam ao povo mineiro, isso que aí esta nem pode ser considerado metrô. É apenas um trem muito mixuruca. O mineiro merece algo melhor!”

Cesar Pereira

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)