(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa hoje o julgamento da Chacina de Felisburgo

A Chacina de Felisburgo aconteceu em 2004, no Vale do Jequitinhonha, com o assassinato de cinco pessoas e ferindo outras 27


postado em 10/10/2013 08:48

Começa na manhã desta quinta-feira, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, o julgamento da Chacina de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha. O crime aconteceu em 2004 com o assassinato de cinco pessoas e 27 feridos .

Depois de três adiamentos, começam a ser julgados a partir de hoje os acusados do crime Adriano Chafik Luedy – apontado como mandante -, Washington Agostinho da Silva, Francisco de Assis Rodrigues de Oliveira e Milton Francisco de Souza, acusados de invadir a Fazenda Nova Alegria, no município de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha.

Na manhã dessa quarta-feira, sem-terra acamparam na sedo do Incra na capital à espera do julgamento da Chacina de Felisburgo.

Entenda o caso


De acordo com inquérito policial, comandados por Adriano Chafik, 17 pistoleiros invadiram o local e atearam fogo em barracos e plantações. As cinco vítimas foram executadas com tiros à queima-roupa.
Saiba mais...

Chafik confessou ter participado do massacre, mas poucos dias depois conseguiu, por meio de habeas corpus, responder ao processo em liberdade.

As famílias de sem terra ocuparam o local em 2002 e tinham denunciado à Polícia Civil o recebimento de ameaças por parte dos fazendeiros. No mesmo ano, 567 dos 1.700 hectares da fazenda foram decretados pelo Instituto de Terra de Minas Gerais (ITER) como terra devoluta, que é uma área do Estado e que deveria ser devolvida para as famílias. Nove anos depois do episódio, as famílias ainda vivem no assentamento, aguardando que parte da área seja desapropriada. Iniciado há 14 anos, o processo agora tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)