(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Participação de Marco Feliciano em evento no Recife gera polêmica

O deputado Marco Feliciano era esperado nesta sexta-feira para participar de evento no Recife


postado em 20/09/2013 13:43 / atualizado em 20/09/2013 13:53

A assessoria do religioso não confirmou a presença de Feliciano no Recife(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
A assessoria do religioso não confirmou a presença de Feliciano no Recife (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, o pastor evangélico e deputado federal Marco Feliciano (PSC), deveria desembarcar na manhã desta sexta-feira , no Recife, para participar de uma audiência pública, às 9h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco sobre a resolução dos anistiados federais, estaduais e municipais. No entanto, a assessoria do religioso não confirmou sua presença no evento.

O encontro foi organizado pela Associação de Intercategorias de Anistia do Estado de Pernambuco e contaria com as presenças da deputada estadual Teresa Leitão, do deputado federal Fernando Ferro, ambos do PT, e do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB). Grupos ligados ao movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) organizavam pelo Facebook, durante a realização do evento, um “beijaço” contra as posições homofóbicas do religioso.

Curiosamente, o encontro também não deve contar com a participação de deputados pernambucanos, inclusive, da bancada federal. Além de Fernando Ferro, foram convidados os parlamentares Paulo Rubem (PDT) e João Paulo Lima (PT), ex-prefeito do Recife. A organização do encontro declarou ao Diario que Marco Feliciano recebeu o convite, mas não confirmou presença.
A ausência dos deputados federais foi justificada pela agenda em Brasília. A assessoria do pastor, no entanto, confirmou que o religioso está, desde ontem, em viagem ao estado de Rondônia, na região Norte. A realização do “beijaço” foi descrita como uma “surpresa”. Mesmo sem as presenças de peso, a audiência com os anistiados continua normalmente, inclusive, com o auditório da Assembleia Legislativa praticamente lotado, com a participação de diversos sindicatos.

O pastor Marco Feliciano é um dos entusiastas do projeto da chamada “cura gay”. A proposta, que se encontra engavetada, ganhou fôlego após o religioso assumir o comando da Comissão de Direitos Humanos. Em abril deste ano, o deputado federal de Pernambuco Anderson Ferreira (PR) concedeu um parecer favorável a proposta de 2011 que pretendia suspender a resolução do Conselho Federal de Psicologia que, desde 1999, impede os psicólogos de tentar curar a homossexualidade. O projeto é de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO) e, embora tinha tido o parecer favorável, não foi votado por decisão do presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Agenda polêmica

Recentemente, a pedido do deputado Marco Feliciano (PSC), duas mulheres foram detidas num domingo em meio a um evento evangélico porque deram um beijo na boca. Yunka Mihura Montoro, de 20 anos, e Joana Arrabal Alhares Pereira, de 18, participavam de um protesto durante a realização do V Glorifica Litoral, em São Sebastião (SP).

Feliciano chamou os manifestantes de “cachorrinhos” e pediu que a polícia as levasse algemadas do local, uma praça pública de eventos na praia. Imagens feitas por participantes mostram as jovens sendo arrastadas até um local privado, debaixo do palco. Em depoimento à polícia, as duas disseram ter sido agredidas pelos guardas municipais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)