(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-ministro e fundador do PT, Luiz Gushiken morre aos 63 anos em São Paulo

Corpo será velado neste sábado Cemitério do Redentor, na capital paulista


postado em 13/09/2013 21:55 / atualizado em 13/09/2013 23:49

Nascido em Oswaldo Cruz (SP), Luiz Gushiken era casado e pai de três filhos(foto: MONICA ZARATTINI/AGÊNCIA ESTADO/AE - 18/09/2003)
Nascido em Oswaldo Cruz (SP), Luiz Gushiken era casado e pai de três filhos (foto: MONICA ZARATTINI/AGÊNCIA ESTADO/AE - 18/09/2003)

Morreu na noite desta sexta-feira, aos 63 anos, o ex-ministro do governo Lula e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Gushiken. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com nota divulgada pelo Cemitério do Redentor, na capital paulista, o velório está marcado para as 7h e o enterro para as 16h deste sábado.

Trajetória no PT ao lado de Lula

Casado e pai de três filhos, Gushiken era bancário e conheceu o ex-presidente Lula na década de 70, quando era secretário-geral do sindicato da categoria em São Paulo. Um dos fundadores do PT,  o ex-ministro foi presidente nacional do partido de 1988 a 1990 e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (eleições de 1989 e 1998).

Em 2002, depois da eleição de Lula, Gushiken fez parte da equipe de transição e assumiu como ministro na pasta da Secretaria de Comunicação. Além disso, ainda exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT.

Processo do Mensalão e absolvição

Em 2005, o ex-ministro foi acusado de autorizar desvio de recursos do Banco do Brasil para a empresa de Marcos Valério, durante o mensalão. Gushiken, que sempre negou o crime, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano de todas as acusações.

"Partiu com coragem"

Em nota de pesar, a presidente Dilma exaltou a coragem do companheiro de partido. Confira o comunicado na íntegra:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)