(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conheça o endereço residencial de presidentes em BH

Presidente Dilma contou, durante visita, das boas lembranças que guarda do período em que morou na Savassi


postado em 29/08/2013 06:00 / atualizado em 29/08/2013 09:11

René Borrotchin, na porta do prédio da Rua Sergipe: feliz em saber que ali foi o endereço da casa onde morou Dilma (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
René Borrotchin, na porta do prédio da Rua Sergipe: feliz em saber que ali foi o endereço da casa onde morou Dilma (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Ao comentar com saudosismo o período em que viveu em Belo Horizonte durante a visita à capital mineira na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) despertou a atenção para um endereço: Rua Sergipe 1.348. Lá ficava a casa onde morou durante os primeiros anos de vida. Ficava. Quem passa pelo local hoje vê um prédio de luxo de 24 andares e 84 apartamentos com 115,1 metros quadrados, três quartos, dois banheiros – um é suíte –, sala, cozinha e duas vagas de garagem.


O edifício tem nome imponente – Yvonne Coulaud –, homenagem à última proprietária do terreno, vendido para a construtora que concluiu as obras em 1996. Vivem lá cerca de 300 pessoas, e muitas foram surpreendidas com a informação que habitam hoje o mesmo local que antes morou a presidente da República. Na portaria, o discurso da petista, feito durante a inauguração do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na noite de terça-feira, foi um dos assuntos mais comentados.

É o que conta o porteiro Mário Lúcio Barroso, de 29 anos. “Eu não sabia (que o local já abrigou a casa onde Dilma Rousseff foi criada). Acho legal, pois é parte da história, e afinal de contas, ela é a presidente”, diz orgulhoso o rapaz, que trabalha no edifício há cinco anos. Moradora há quatro anos e síndica há oito meses, a aposentada Luiza Helena Rodrigues, de 64 anos, também não sabia da coincidência do endereço onde está instalado o prédio que administra.

“Temos famílias aqui com pessoas dos zero aos 100 anos. É interessante saber que ela (Dilma) morou aqui”, diz Luiza Rodrigues. René Borrotchin, que há 12 anos mudou-se para o edifício, disse ter ficado feliz em saber da novidade. “E hoje temos aqui é uma vizinhança maravilhosa”, comenta ela. Já para a médica Telma Franco, de 60 anos, a notícia não tem qualquer significado. Natural de São Paulo, ela mudou-se para o prédio há cerca de dois anos.

Planalto

O endereço “ilustre” parece mesmo ter uma ligação com o Palácio do Planalto. Na Rua Sergipe 1.348 morou durante algum tempo o ex-presidente e ex-senador mineiro Itamar Franco, morto em julho de 2011, aos 81 anos, vítima de complicações decorrentes de uma leucemia diagnosticada poucos meses antes. No final de 2002, pouco tempo antes de deixar o governo de Minas Gerais ele comprou um apartamento no edifício, para onde foi morar com a sua então ajudante de ordens, a hoje tenente-coronel Doralice Lorentz.

A militar foi a primeira a mudar para o apartamento, onde recebia Itamar nos fins de semana. Com o fim do mandato, o ex-governador mudou de vez para o prédio que possui área de lazer, salão de festas, churrasqueira, sala de ginástica e de jogos, sauna e piscina. No período em que viveu no local, o casal primou pela discrição. A mudança do político foi feita sem qualquer alarde, mas com o tempo os vizinhos foram percebendo a presença do novo morador. Doralice Lorentz ainda mora no edifício.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)