(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma diz que é 'mistura' de mineira e gaúcha

Segundo a presidente foi a ditadura que fez com que ela deixasse o estado e fosse para o Rio Grande do Sul


27/08/2013 18:58 - atualizado 27/08/2013 21:21

Antes de participar da cerimônia de inauguração do Centro Cultural do Banco do Brasil, a presidente Dilma passeou pela Praça da Liberdade
Antes de participar da cerimônia de inauguração do Centro Cultural do Banco do Brasil, a presidente Dilma passeou pela Praça da Liberdade (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira em Belo Horizonte que é uma “mistura” de mineira e gaúcha. A declaração foi dada durante o discurso de inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil, no prédio histórico onde funcionou a antiga Secretaria de Estado de Defesa Social, na Praça da Liberdade. Segundo a presidente, foi na praça que ela deu os primeiros passos e que o local “reacende” suas memórias. “Eu fico muito feliz de estar aqui nesse local que faz parte indelével da minha vida. Por que carrego ela comigo, está na minha memória. Eu fico muito feliz de estar aqui hoje fazendo com que esse prédio seja visto e usado pelas pessoas de Belo Horizonte”, disse. Antes de participar da inauguração, Dilma passeou pela praça.

Veja imagens de Dilma passeando na Praça da Liberdade


A presidente também aproveitou para dar um recado à oposição, que segundo ela, insiste em negar sua mineiridade. “A ditadura me tirou de Minas Gerais e aí eu fui acolhida do Rio Grande do Sul. Algumas pessoas dizem que eu não sou mineira. Lá no sul as pessoas que não gostam de mim dizem que eu não sou gaúcha. Mas óbvio que eu não sou gaúcha, porque gaúcho não fala ‘oce’, ‘uai’”, destacou e completou dizendo que também usa expressões típicas do Sul. “Mas eu falo ‘barbaridades’. Eu sou essa mistura. Mas essa mistura tem um ponto de partida que é essa Praça da Liberdade. Nos aqui em Minas soubemos sempre o valor dessa palavra”.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) e o governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB), ressaltaram a parceria com o Banco do Brasil. Anastasia comemorou a inauguração do espaço e destacou a importância da cultura na vida da cidade. “Nada mais correto de equânime do que oferecer cultura de qualidade”, destacou.

PAC Cidades Históricas

Durante a cerimônia, a presidente ressaltou novamente a destinação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, feito na semana passada em São João del-Rei, Região Central de Minas. Minas, segundo Dilma, será o estado contemplado com o maior número de recursos, R$ 257 milhões ao todo, devido a sua riqueza de patrimônio Histórico. O assunto foi motivo de polêmica. De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB), o anúncio feito por Dilma foi um “desrespeito”. Ele acusou o governo federal de dar pela quinta vez a informação como novidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)