(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadores de BH e deputados mineiros fazem festas em busca do voto

Sem dar bola para o que a Justiça Eleitoral possa pensar, vereadores e deputados promovem ou apoiam eventos comemorativos, religiosos e shows em seus redutos e são aclamados por isso


postado em 03/06/2013 00:12 / atualizado em 03/06/2013 09:14

Juliana Cipriani

Na faixa, o convite feito por Tibé aos moradores para o almoço em homenagem ao Dia das Mães (foto: Juliana Cipriani/EM/D.A Press)
Na faixa, o convite feito por Tibé aos moradores para o almoço em homenagem ao Dia das Mães (foto: Juliana Cipriani/EM/D.A Press)

Se depender de alguns dos vereadores de Belo Horizonte e deputados estaduais e federais mineiros, não vai faltar apoio para festas nas ruas da capital mineira. A pouco mais de um ano das eleições em que vários parlamentares tentam alcançar novos espaços na carreira política, multiplicam-se os eventos nos redutos eleitorais, as faixas e cartazes de agradecimento ou homenagens à população por datas comemorativas. Seja em festas, atividades de rua ou encontros religiosos, nada passa em branco. E as lideranças locais fazem questão de divulgar a ajuda e exaltar, diante dos moradores, os nomes dos colaboradores da comunidade.

No Bairro Concórdia, Região Nordeste da capital mineira, o deputado federal Luis Tibé (PTdoB) ofereceu em 12 de maio, no Campo Inconfidência, um almoço de confraternização para as mães. Segundo informou no seu próprio site, a festa teve direito a “brindes, música ao vivo, distribuição de rosas e queima de fogos”. A ONG Valorizar, fundada por Tibé, foi a responsável pelo encontro, e o parlamentar um apoiador. A página informa que, além de “grandes eventos em datas comemorativas”, a ONG promove cursos profissionalizantes para os moradores da região.

No panfleto da
No panfleto da "Folia com Cristo" aparece o logotipo de Caixeta (foto: Reprodução)
Menos humilde foi o vereador Wellington Magalhães (PTN), que no mesmo dia conseguiu reunir 6 mil pessoas em uma festa no Bairro Santo André, também na Região Nordeste, trazendo os cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, famosos em todo o Brasil. A festa no campo do Grêmio Mineiro, do qual o parlamentar é presidente de honra, teve direito a agradecimento especial dos músicos para o vereador, que se manteve discreto ao fundo do palco e depois negou qualquer relação com o evento. Quem tirou uma casquinha foi o colega de Câmara e partido, vereador Bim da Ambulância (PTN), que marcou presença com suas tradicionais ambulâncias para dar suporte ao show. O aparato de Bim também foi levado para o evento Cristo é o Show, no Mineirinho, como anunciou o parlamentar em seu perfil no Twitter, em 18 de maio.

No Dia da Saúde, Juliano Lopes e Anselmo Duarte aparecem como apoiadores, ao lado de empresas do Barreiro(foto: Reprodução)
No Dia da Saúde, Juliano Lopes e Anselmo Duarte aparecem como apoiadores, ao lado de empresas do Barreiro (foto: Reprodução)
Em 18 de maio, a Folia com Cristo, promovida pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na Praça Três Marias, esteve concorrida. As cerca de 300 pessoas que se concentraram para assistir a uma missa, antes do show de uma banda de música católica, tiveram em um só lugar a menção de três pré-candidatos a deputado estadual. O único que marcou presença no Bairro Nazaré, na prestigiada Região Nordeste, foi o vereador Tarcísio Caixeta (PT), que estampou seu nome e logomarca no panfleto da festa. Na propaganda ele constava como apoiador, com o telefone do seu gabinete na Câmara impresso.

Por volta das 19h, Caixeta chegou à praça e se posicionou discretamente, ao lado esquerdo do trio elétrico que cuidava da parte musical da missa. Assistiu até o fim. Antes da bênção final do padre, um dos apresentadores da festa fez questão de chamar a atenção dos presentes para a presença do vereador. “Muito obrigado por sua presença e o carinho que o senhor tem demonstrado sobretudo para que nossa comunidade possa produzir encontros com este. Obrigado pelo seu apoio. Gostaria que vocês dessem uma salva de palmas para o nosso amigo Tarcísio Caixeta.” De onde estava, o petista continuou recebendo os cumprimentos.

ABADÁS Mas Caixeta não foi o único “benfeitor” naquele dia. O apoio de Paulo Lamac (PT) foi registrado na parte de trás das blusas, ao estilo dos abadás de shows de axé, que os fiéis podiam comprar por R$ 10. Na mesma praça, mas sem fazer parte da festa religiosa, havia um cartaz de agradecimento à deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) pela inauguração de uma academia.

Em parceria, o vereador Juliano Lopes (PSDC) e o deputado estadual Anselmo José Domingos (PTC) promovem as academias móveis com várias atividades para a saúde dos usuários. Também há cama elástica e pipoca para as crianças. As logomarcas dos dois políticos estão nos panfletos de divulgação, ao lado de empresas da Região do Barreiro, como apoiadores da iniciativa. A última edição foi em 18 de maio no Parque Alfredo Sabetta, no Bairro Teixeira Dias. Juliano Lopes apoia também o Brincando na Vila, evento para o público infantil organizado por uma associação de capoeira na Vila Santa Rita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)