(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Auditoria aponta fraude em painel eletrônico da Câmara Municipal de BH

Investigações feitas pelo Legislativo apontam não ter havido falha técnica no painel que registrou presença de Pablito enquanto ele estava em Miami. Não há imagens das sessões


postado em 11/05/2013 06:00 / atualizado em 11/05/2013 15:44

O plenário do Legislativo tem câmeras apenas para transmissões ao vivo da TV Câmara, segundo a procuradoria (foto: Mila milowski/cmbh)
O plenário do Legislativo tem câmeras apenas para transmissões ao vivo da TV Câmara, segundo a procuradoria (foto: Mila milowski/cmbh)


A auditoria feita pela Câmara Municipal de Belo Horizonte no painel eletrônico apontou que não houve falha técnica no equipamento que registrou a presença de Pablito (PSDB), enquanto ele estava em Miami, em três reuniões deste mês. O resultado do laudo comprova as suspeitas de que há um pianista no Legislativo. Segundo o presidente da Casa, vereador Léo Burguês (PSDB), foi solicitada uma auditoria também a uma empresa particular. O resultado dela, assim como outras informações levantadas nos quatro dias de investigação, serão revelados na segunda-feira, de acordo com o tucano.

O painel eletrônico registrou a presença de Pablito na quinta-feira às 14h50; na sexta-feira às 15h07; e na segunda também às 15h07. Nas três sessões ele estava ausente. Para confirmar o comparecimento na reunião, cada vereador tem que digitar uma senha em uma das máquinas instaladas nas cadeiras do plenário.

  A Procuradoria da Casa, responsável pela apuração do fato, confirmou ontem que o plenário não tem câmeras de segurança e que os equipamentos instalados no local servem apenas para a transmissão ao vivo da TV Câmara. As imagens dos dias em que ocorreu a fraude, às quais a procuradoria teve acesso, só mostram a Mesa Diretora ou os vereadores falando ao microfone. O acesso está disponíveis no portal do Legislativo na internet (www.cmbh.mg.gov.br), no link TV Câmara.

A previsão, segundo Léo Burguês (PSDB), é de que o caso seja esclarecido em até 10 dias. Se for identificado que alguém, funcionário ou vereador, marcou presença para Pablito, será aberta uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). As penalidades, em caso de condenação, vão de advertência a cassação de mandato.

A existência de um pianista na Casa foi percebida pelos vereadores na segunda-feira. No mesmo dia, segundo Pablito, um funcionário de gabinete lhe telefonou e relatou o fato. “Eu pedi que ele protocolasse na presidência um documento avisando que eu estava viajando e que o painel estava registrando minha presença”, contou. O pedido foi acatado pelo chefe de gabinete do parlamentar, que protocolou o documento na presidência às 16h24.
 
Regimento

O secretário-geral, vereador Leonardo Mattos (PV), entregou ontem ao presidente da Casa o texto final de um estudo com propostas de alteração do Regimento Interno da Câmara. Entre elas está a mudança dos dias de reuniões que hoje acontecem nos 15 primeiros dias úteis para todas as terças, quartas e quintas-feiras. O estudo propõe também mudanças no número dos membros das comissões e na forma de inscrição dos oradores, que atualmente tem de ser feita com antecedência pela internet. “Eu propus que fique um livro em plenário, em que o vereador se inscreva quando começar a reunião”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)