(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério Público combate corrupção em Minas Gerais e mais 11 estados

"Operação Nacional contra a Corrupção" mobiliza mais de 140 promotores e 1.200 policiais e servidores nesta terça-feira


postado em 09/04/2013 09:52 / atualizado em 09/04/2013 10:28

O Ministério Público Federal realiza, a partir da manhã desta terça-feira, uma operação de combate à corrupção em 12 estados do país. Segundo informações do MP, o total de verbas públicas sob investigação ultrapassam R$ 1,1 bilhão. O montante é proveniente de desvios em órgãos municipais e estaduais, pagamento de propinas, superfaturamento de produtos e serviços, utilização de empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, enriquecimento ilícito de agentes públicos e outros suspeitos, inclusive empresários.

Mais de 140 promotores e 1.200 policiais e servidores das Receitas Federal e Estadual, do Tribunal de Contas e da Controladoria-Geral da União participam da "Operação Nacional contra a Corrupção". O objetivo da ação é cumprir 86 mandados de prisão, 311 de busca e apreensão, 65 de bloqueios de bens e outros 20 mandados de afastamento das funções públicas. Por meio do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), o MP atuará em São Paulo e em outros onze Estados. Até o momento, o órgão confirmou as operações no Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Minas Gerais

O braço da operação em Minas Gerais, intitulado “Operação Robusta”, investiga uma organização criminosa acusada de fraude na importação e exportação de café. Mandados de busca e apreensão serão cumpridos em sete empresas e dois escritórios de contabilidade nas cidades de Manhuaçu, Ervália e Resplendor.

Segundo os promotores de Justiça que participaram da investigação, o objetivo principal é identificar os reais coordenadores do esquema e a localização dos ativos sonegados e desviados dos cofres públicos. A operação também acontece no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)