(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda irrita Aécio e Anastasia na escolha de nomes para o secretariado de BH

Nos bastidores, a informação é que Lacerda barrou todas as indicações do PSDB para o segundo escalão


postado em 30/01/2013 06:00 / atualizado em 30/01/2013 07:38


O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), reuniu-se nessa terça-feira com o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Antonio Anastasia (PSDB) na Cidade Administrativa para discutir um tema espinhoso: a composição do governo municipal. Lacerda já tinha anunciado que só bateria o martelo sobre sua equipe depois de conversar com o senador, que chegou na sexta-feira de viagem. Entre os tucanos, o clima é de descontentamento com o prefeito. Nos bastidores, a informação é que Lacerda barrou todas as indicações do PSDB para o segundo escalão.


No primeiro escalão, o prefeito já tinha vetado o nome do deputado estadual João Leite (PSDB) para a Secretaria de Obras. O parlamentar deverá ficar com a pasta de Políticas Sociais, área vinculada hoje principalmente ao PT. Além disso, o PSDB deverá ficar com o que já tem, ou seja, a BHtrans e a Secretaria de Saúde. As duas pastas foram conquistadas em 2008, quando o senador Aécio Neves, à época governador do estado, apadrinhou o prefeito, que tinha sido seu secretário de estado. O prefeito pediu ao PSDB que apresentasse outro nome para a saúde. A secretaria é dirigida hoje por Marcelo Teixeira. Os tucanos também reivindicam a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a Regional Venda Nova. Para a Urbel, o partido indicou o diretor de irrigação da Copasa, Reinaldo Alves Costa. Já na Sudecap, os tucanos apresentaram a Lacerda o nome de Paulo Bregunci, pai do secretário-geral-adjunto da Governadoria do Governo de Minas, Thiago Bregunci.

O PSDB também está de olho na Secretaria de Esportes e na Extraordinária da Copa do Mundo. “Nós já demos uma pasta da área para o filho dele”, reclamou um tucano, referindo-se a Thiago Lacerda, filho do prefeito Marcio Lacerda, que está na Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo. A Secretaria de Esportes já estaria acertada com o PDT. O nome ventilado é do vereador Bruno Miranda.

Nos bastidores, a informação é de que Lacerda vai nomear o parlamentar, a pedido da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte, como uma tentativa de se aproximar dos políticos que dirigem a Casa. Com a saída de Bruno Miranda, quem assume a cadeira é o ex-vereador Moamed Rachid, ligado ao presidente da Casa, Léo Burguês, e ao vice-presidente, Wellington Magalhães (PMN).

As negativas do prefeito aos tucanos estão aumentando as arestas na relação. O partido e o prefeito começaram a se desentender logo na eleição para a Presidência da Câmara. Lacerda defendia o vereador Bruno Miranda para o cargo, enquanto seu padrinho político, o senador Aécio Neves, pressionava por Pablito (PSDB).

Líder de governo

O vereador Preto (DEM) se reuniu ontem com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e fechou sua ida para a liderança de governo na Câmara Municipal. Ele é do grupo ligado ao presidente da Casa, vereador Léo Burguês, que assumiu o comando em disputa contra o grupo apoiado pelo prefeito. A indicação é uma tentativa de facilitar o trânsito do chefe do Executivo na Câmara.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)