(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda faz teste psicológico para definir 1º escalão da Prefeitura de Belo Horizonte

Prefeito Marcio Lacerda retoma prática usada no primeiro mandato para definir nomes para a nova equipe de governo


postado em 24/01/2013 06:00 / atualizado em 24/01/2013 09:55


O prefeito Marcio Lacerda (PSB) decidiu retomar o uso de testes psicológicos para avaliar as indicações feitas por aliados para cargos no governo municipal. A estratégia, colocada em prática no primeiro mandato do prefeito, em 2008, não seria repetida no segundo depois de reclamações feitas por correligionários. Lacerda, no entanto, decidiu pedir novamente aos candidatos a cargos que façam a prova.


A decisão do prefeito provocou reação imediata na Câmara Municipal, de onde emerge grande parte dos pedidos por postos na prefeitura. “O comentário é que Lacerda, até agora, não entendeu o sentido da expressão ‘indicação política’. Com a prova fica parecendo que os indicados não têm inteligência suficiente para trabalhar na prefeitura”, afirma um vereador. Também segundo parlamentares, as provas seriam analisadas pela mulher de Lacerda, Regina, que é psicóloga.

O teste pelo qual os indicados tinham que passar no início do primeiro mandato do prefeito era parecido com o aplicado pelos departamentos de recursos humanos de empresas do setor privado. Os candidatos respondiam a 600 questões de múltipla escolha e tinham o perfil psicológico avaliado por um profissional da área. O ex-líder de Lacerda na Câmara Ronaldo Gontijo (PPS) – o novo ocupante do cargo ainda não foi escolhido –, não confirma a retomada dos testes pelo prefeito. O vereador afirma que as nomeações estão paralisadas, apesar de Lacerda já ter conversado com representantes das 19 legendas que apoiaram sua reeleição.

GURU Ex-empresário do setor de telecomunicações, o prefeito sempre utilizou táticas de sondagens psicológicas para escolha de funcionários. As equipes também passavam por cursos para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Um dos profissionais contratados pelo então empresário para a tarefa é o hoje deputado federal Antonio Roberto (PV), conforme lembrou o próprio Lacerda durante a campanha eleitoral de outubro. Em seu site, o parlamentar se apresenta como consultor comportamental.

As provas são aplicadas independentemente do escalão ao qual o candidato poderá vir a pertencer. Segundo aliados do prefeito, apesar de Lacerda já ter conversado com representantes de todos os partidos que o apoiaram, e de já ter pedido as listas de indicações, a tendência é  que as nomeações só sejam concluídas dias antes do carnaval. Os principais partidos da base de Lacerda já apresentaram os cargos que pretendem ocupar na administração municipal. O PPS quer a Secretaria da Educação. O PSDB pretende permanecer na BHTrans e na Secretaria de Saúde. Já o PV, legenda do vice-prefeito Délio Malheiros, quer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Lacerda decidiu retomar os testes que aterrorizam os vereadores mesmo depois da conturbada eleição para a Presidência da Casa. O prefeito defendia o vereador Bruno Miranda (PDT) para o cargo, enquanto seu padrinho político, o senador Aécio Neves (PSDB), pressionava por Pablito (PSDB). Ao final, o vencedor foi Léo Burguês (PSDB), preterido por ambos, que disputou a reeleição.

Líder na Câmara

O vereador Preto (DEM) está sendo sondado pela Prefeitura de Belo Horizonte para assumir a liderança do governo na Câmara Municipal. Ele se reuniu na terça-feira e ontem com os secretários de Governo, Josué Valadão, e de Assuntos Institucionais, Marcelo Abi-Saber. Apesar de ser da base de governo, Preto faz parte do grupo que reelegeu Léo Burguês (PSDB) à Presidência da Câmara na disputa contra o candidato do prefeito Marcio Lacerda (PSB). Indicá-lo para a liderança seria uma maneira de a prefeitura facilitar o trâmite de projetos de interesse do Executivo na Casa. O vereador democrata negou que tenha recebido o convite oficial dos secretários, porém afirmou que só aceitaria representar a administração municipal se recebesse o aval do seu grupo. Ainda de acordo com Preto, os secretários o convidaram a participar de um projeto político da prefeitura. “Eu disse a eles que precisava pensar.” Ele contou ainda que a prefeitura vai chamar para uma conversa outros vereadores do grupo de Burguês.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)