(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda diz que governo terá mudanças "complexas" no secretariado

O prefeito reeleito, seu novo vice, Délio Malheiros (PV), e os 41 vereadores eleitos para a próxima legislatura foram diplomados na tarde desta quarta-feira, em cerimônia realizada no Minascentro, na capital


postado em 19/12/2012 19:14 / atualizado em 20/12/2012 14:21

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) afirmou nesta quarta-feira, durante a cerimônia de diplomação dele, do vice-prefeito, Délio Malheiros (PV) e dos 41 vereadores, que a indicação do novo secretariado deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro ou início de fevereiro. O socialista, que está pressionado pelos partidos que deram apoio à sua candidatura para nomeações no Executivo, disse também que as mudanças nas secretarias serão “complexas”. Ainda segundo ele, ainda neste mês os dois primeiros nomes da nova composição devem ser anunciados, mas não chegou a adiantar os nomes.

Lacerda afirmou que a próxima gestão será baseada no plano de governo lançado durante a campanha eleitoral deste ano. Quanto à relação com a Câmara Municipal, Lacerda diz que espera um 'relacionamento produtivo'. Sustentado pela maioria na Casa, o prefeito afirmou que oposição deve atuar sem ir contra os interesses da cidade. “Eu espero uma oposição propositiva, construtiva, que não seja um bloqueio da ação da Câmara”, destacou. Na manhã de hoje, ele recebeu 20 dos 22 novos vereadores para uma conversa para estreitar os laços e mostrar mais da estrutura da prefeitura.

Sobre a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, que tem esquentando os bastidores da Casa, o socialista disse que não pretende interferir na escolha. “Como é tradição, o Executivo não interfere, nossa intenção é que haja um grande acordo”, salientou. Apesar da intenção de não dar palpites na escolha, o socialista afirmou que não gostaria que a disputa fosse “voto a voto”, ou seja, o ideal seria que houvesse um nome que consiga aglutinar a maioria. Isso, segundo o prefeito, prejudicaria as votações no Legislativo municipal.

Único dos vereadores a falar na cerimônia de diplomação, o coronel reformado da Polícia Militar Evaldo Piccinini (PSB), destacou o papel dos parlamentares na vida da cidade e afirmou que cabe aos vereadores serem os porta-vozes dos cidadãos da capital. “O homem público municipal é o principal ator político, ouvindo, debatendo e entendendo a realidade”, salientou. Antes dele, discursaram o juiz Manoel Morais, diretor do Foro Eleitoral da Capital (29ª Zona Eleitoral), seguido de discurso do presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel. Também participou da cerimônia o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PV).

Logo após o discurso, foi o momento da diplomação dos 41 vereadores para o mandato que começa no dia 01 de janeiro de 2013. Com a platéia cheia de familiares e correligionários, a cada vez que um dos parlamentares subia ao palco para receber o diploma, o teatro do Minascentro se aproximava de um estádio com gritos e aplausos. O diploma é peça fundamental para a posse que será realizada no primeiro dia de 2013, no plenário da Câmara. Suplentes não foram diplomados na ocasião; pegarão seus diplomas posteriormente, na sede do Foro Eleitoral de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)