(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula e Dilma ficam longe de Minas no segundo turno das eleições

A presidente Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidem não participar de comícios em Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros


postado em 17/10/2012 06:00 / atualizado em 17/10/2012 07:50

Lula e Dilma em inauguração da ponte sobre o Rio Negro, em Manaus, no Amazonas (foto: Roberto Stuckert Filho/PR %u2013 24/10/11)
Lula e Dilma em inauguração da ponte sobre o Rio Negro, em Manaus, no Amazonas (foto: Roberto Stuckert Filho/PR %u2013 24/10/11)


Os candidatos petistas que disputam o segundo turno em três cidades de Minas – Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros – vão ter que se contentar com a participação de ministros e deputados em seus comícios e carreatas. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, avisou nessa terça-feira que as duas maiores estrelas do partido, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só marcaram presença no horário eleitoral gratuito.Os dois já gravaram depoimentos que estão sendo usados pelos candidatos, mas não virão a Minas no segundo turno.

O dirigente do PT esteve em Montes Claros, no Norte de Minas, nessa terça-feira, fazendo campanha para o deputado estadual Paulo Guedes (PT), que disputa a prefeitura contra o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB). Os outros petistas que concorrem no segundo turno são: a professora Margarida Salomão, que tem como adversário o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), em Juiz de Fora, e o deputado estadual Durval Ângelo, que enfrenta o colega de Assembleia Carlim Moura (PCdoB), em Contagem.

Rui Falcão revelou que Dilma e Lula vão cumprir agendas de viagens para subir no palanque apenas em algumas capitais. A prioridade é São Paulo, onde o ex-ministro Fernando Haddad (PT) concorre com o ex-governador tucano José Serra. De acordo com ele, além de São Paulo, a presidente vai fazer campanha para candidatos em Salvador – onde participará de comício do deputado federal licenciado Nelson Pellegrino (PT), que enfrenta o deputado ACM Neto (DEM) – e em Manaus, para apoiar a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que disputa o segundo turno contra o ex-senador Artur Virgílio (PSDB), que foi um dos líderes da oposição contra o governo Lula (leia texto abaixo).

Padrinho da candidatura Fernando Haddad, Lula vai marcar presença também em cidades da Região Metropolitana de São Paulo e participar do comício  de Nelson Pellegrino em Salvador, Luciano Cartaxo (PT) – que tem como adversário Cícero Lucena (PSDB) em João Pessoa – e de Elmano Freitas (PT), que enfrenta Roberto Cláudio (PSB), em Fortaleza.

Fora do expediente

Rui Falcão chamou de “esforço concentrado” o apoio das estrelas do partido aos petistas que estão no páreo em 22 das 50 cidades brasileiras onde ocorre o segundo turno na eleição municipal. “Estamos distribuindo os nossos ministros – fora do expediente – nossas principais lideranças e deputados federais, com o presidente Lula e a presidente Dilma gravando (depoimentos), num esforço concentrado para ganhar a eleição na maior parte das cidades onde estamos disputando o segundo turno”, assegurou.

Para ele, o PT tem chances de vitória nas três cidades mineiras onde disputa o segundo turno. Falcão retorna a Minas amanhã para participar da campanha de Margarida Salomão em Juiz de Fora. No dia 26, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vai participar de evento de Paulo Guedes em Montes Claros e está previsto o envolvimento de ministros na campanha de Durval Ângelo em Contagem.

Durante a visita a Montes Claros, Rui Falcão evitou responder perguntas sobre o julgamento dos petistas envolvidos no escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Somente vamos nos manifestar sobre o julgamento (do mensalão) quando ele tiver sido concluído. Vai sair uma nota oficial do PT sobre o assunto”, esquivou-se.

 
De olho em 2014


(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
O presidente nacional do PT, Rui Falcão (C), participou de carreata do candidato a prefeito de Montes Claros Paulo Guedes (PT) e do candidato a vice-prefeito Lipa Xavier, do aeroporto até o comitê de campanha na Avenida Sanitária, no Centro, onde se reuniram 12 prefeitos eleitos pelo partido no Norte de Minas. Durante o encontro, Falcão destacou a importância das vitórias na região para fortalecer o partido para a disputa do governo de Minas em 2014. “Chega de tucanos governando o estado”, defendeu. Já Paulo Guedes tentou colar a imagem do adversário, o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), à do atual prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), que desistiu de tentar a reeleição. O petista diz que Ruy Muniz, que tem o apoio do PSB, representa o continuísmo do atual governo. O adversário disse que a resposta “será dada nas urnas”.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)