(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSD de BH reage à imposição de Kassab para apoiar Patrus


postado em 05/07/2012 10:48 / atualizado em 05/07/2012 14:50

Os deputados do PSD, Gustavo Valadares (estadual) e Alexandre Silveira (federal), foram nesta quinta-feira pela manhã  à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) para reiterar apoio à candidatra de Marcio Lacerda  (PSB) à reeleição. A iniciativa dos doiss parlamentares confirma decisão tomada nessa quarta-feira, também na sede do TRE/MG.  Na ocasião, a ata da convenção do partido, ocorrida no último dia 23 de junho,  foi protocolada, com a decisão da maioria do diretório municipal pelo apoiamento a Lacerda e coligação com o PPS para lançar candidatos a vereador.

A iniciativa de protocolar a ata da convenção significa, na prática, que o tempo da propaganda eleitoral gratuita nas emissora de rádio e TV reservados ao PSD vão ser transferidos para a campanha de Lacerda.  De acordo com Valadares,  são dois minutos diários  a que o PSD tem direito. "Não tem choro nem vela. A decisão já está consolidada e não há mais como reverter", explicou o deputado.

Em Minas, o PSD é ligado ao senador Aécio Neves (PSDB) e ocupa cargos inclusive de primeiro escalão no governo do tucano Antonio Anastasia, e corre o risco de sofrer uma intervenção de sua executiva nacional para o cumprimento da decisão tomada na noite desta quarta-feira.

"Rechaçamos veementemente qualquer interferência de outros Estados nas decisões de Minas", afirmou o deputado federal Alexandre Silveira, que é também secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana e secretário-geral dos diretórios mineiro e municipal de Belo Horizonte do PSD. Segundo Silveira, a "decisão tomada em Brasília" de apoiar Patrus foi uma "tentativa de ingerência forte" e uma "agressão à democracia interna" do partido, que já havia decidido, em convenção aderir à candidatura de Lacerda.

Protocolo

O presidente da legenda em Minas, Paulo Simão Safady, no entanto afirmou que "com absoluta certeza" haverá uma intervenção para que o PSD na capital acate o que foi decidido pela direção nacional. "Isso é uma insubordinação. A decisão do partido não pode ser contestada por alguns de seus integrantes", afirmou o empresário, que estava em Brasília e chegou a Belo Horizonte no fim desta manhã para tentar resolver a questão.

Silveira e Valadares protocolaram na manhã desta quinta-feira, no cartório eleitoral, a ata de uma reunião feita durante esta madrugada por uma comissão do partido formada pelo grupo ligado a Aécio, na qual pedem apuração da polícia caso seja apresentado à Justiça Eleitoral algum documento no sentido contrário. O secretário ainda descartou a possibilidade de intervenção na legenda. "Esperamos retaliação contra os integrantes do partido, não contra a decisão", disse. A bancada mineira é composta por seis deputados federais e oito estaduais.

Leia também no Blog da Bertha:  Em sua primeira eleição, PSD racha em Minas

O parlamentar admitiu que o partido está  divido. No entanto, ele diz que foi a maioria, nove dos 15 integrantes da executiva municipal, que decidiu por reiterar o apoio ao prefeito.  Valadares e Silveira são também os dois únicos deputados do PSD com  base eleitora de pesol em BH. Por isso, o ato simbólico protagonizado por eles reveste-se de significativo apoio à candidatura de Lacerda.

Reação

A iniciativa dos dois parlamentares ocorreu um dia depois de o prefeito Gilberto Kassab comunicar, em Brasília, à bancada federal do partido que o PSD  iria mudar de lado na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Em vez de Lacerda, Patrus Ananias deveria ser o escolhido. A imposição frustrada do prefeito paulista é fruto de um acordo com lideranças petistas, orquestrado pela própria presidente Dilma Rousseff (PT).

 

Com Agência Estado

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)